O plano de negócio é uma ferramenta valiosa para todo empreendedor e a gente ensina você como fazer em 7 passos
Por Bruna Totaro
Publicado em 23 jan 2020
Quer abrir um negócio ou ampliar sua empresa, mas não sabe por onde começar? Com um plano de negócio , você viabiliza suas ideias, analisa o mercado, clientes e o ramo que pretende investir. Além de identificar pontos fortes, fracos e de melhoria, você também pode conseguir novos sócios e investidores, fazer parcerias com fornecedores e apresentar a bancos na hora de pedir financiamentos.
“Assim como um plano de voo para um piloto, o plano de negócio é o que vai dar ao empreendedor a segurança necessária para ter sucesso na criação ou ampliação do negócio ou até para promover inovações”, é como define Hugo Cardoso, analista de serviços financeiros do Sebrae, que ensina em 7 passos como fazer esse planejamento:
Você precisa escrever o que é o seu negócio, diferenciais competitivos e onde quer chegar. Defina também os principais produtos e serviços que vai oferecer, fornecedores e concorrentes. Coloque também quais serão seus principais clientes.
Para isso, considere custos, questões legais da prefeitura, proximidade do público consumidor e como se diferenciar. Será ponto fixo ou porta a porta? Como você irá chamar a atenção na rua ou atrair o cliente? Pela internet em marketplace ou canal próprio?
As questões, aqui, devem servir como base para entender como engajar o seu público. Qual a sua identidade visual? E o seu estilo de comunicação? Onde você irá anunciar? Terá algum canal de comunicação de pós-venda?
Entenda quanto vai precisar investir e de onde tirar os recursos. Levante todas as alternativas de custos e de onde obter financiamento.
Para essa avaliação, se questione sobre a quantidade de produtos a serem vendidos, a margem de contribuição (lucro bruto) de cada produto e qual seria a venda mínima para cobrir os custos operacionais.
O preço final será acessível para o seu perfil de clientes? E a qualidade do seu produto, irá refletir no preço? Perceba se o diferencial que você está trazendo justifica o valor a ser cobrado e avalie se a margem de lucro será suficiente para a saúde do seu negócio.
Em quanto tempo você espera que o capital investido retorne? Seja realista e anote um prazo que considere realmente viável para começar a executar.
“Diversos empreendedores levam mais de um ano para amadurecer seu plano de negócios, mas ao responder cada questão é fácil observar como elas se conectam”, destaca o analista do Sebrae. O importante é não deixar de revisar e atualizar o documento sempre que necessário. “A resiliência, afinal, é uma característica de empreendedores de sucesso”.
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