O plano de negócio é uma ferramenta valiosa para todo empreendedor e a gente ensina você como fazer em 7 passos
Por Bruna Totaro
Publicado em 23 jan 2020
Quer abrir um negócio ou ampliar sua empresa, mas não sabe por onde começar? Com um plano de negócio, você viabiliza suas ideias, analisa o mercado, clientes e o ramo que pretende investir. Além de identificar pontos fortes, fracos e de melhoria, você também pode conseguir novos sócios e investidores, fazer parcerias com fornecedores e apresentar a bancos na hora de pedir financiamentos.
“Assim como um plano de voo para um piloto, o plano de negócio é o que vai dar ao empreendedor a segurança necessária para ter sucesso na criação ou ampliação do negócio ou até para promover inovações”, é como define Hugo Cardoso, analista de serviços financeiros do Sebrae, que ensina em 7 passos como fazer esse planejamento:
Você precisa escrever o que é o seu negócio, diferenciais competitivos e onde quer chegar. Defina também os principais produtos e serviços que vai oferecer, fornecedores e concorrentes. Coloque também quais serão seus principais clientes.
Para isso, considere custos, questões legais da prefeitura, proximidade do público consumidor e como se diferenciar. Será ponto fixo ou porta a porta? Como você irá chamar a atenção na rua ou atrair o cliente? Pela internet em marketplace ou canal próprio?
As questões, aqui, devem servir como base para entender como engajar o seu público. Qual a sua identidade visual? E o seu estilo de comunicação? Onde você irá anunciar? Terá algum canal de comunicação de pós-venda?
Entenda quanto vai precisar investir e de onde tirar os recursos. Levante todas as alternativas de custos e de onde obter financiamento.
Para essa avaliação, se questione sobre a quantidade de produtos a serem vendidos, a margem de contribuição (lucro bruto) de cada produto e qual seria a venda mínima para cobrir os custos operacionais.
O preço final será acessível para o seu perfil de clientes? E a qualidade do seu produto, irá refletir no preço? Perceba se o diferencial que você está trazendo justifica o valor a ser cobrado e avalie se a margem de lucro será suficiente para a saúde do seu negócio.
Em quanto tempo você espera que o capital investido retorne? Seja realista e anote um prazo que considere realmente viável para começar a executar.
“Diversos empreendedores levam mais de um ano para amadurecer seu plano de negócios, mas ao responder cada questão é fácil observar como elas se conectam”, destaca o analista do Sebrae. O importante é não deixar de revisar e atualizar o documento sempre que necessário. “A resiliência, afinal, é uma característica de empreendedores de sucesso”.
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