Além de coragem e persistência você precisará se atentar a outras questões para empreender no universo gastronômico
Por Bruna Totaro
Publicado em 03 dez 2019
“Ter o próprio negócio gastronômico no Brasil é para pessoas corajosas e persistentes”, é o que afirma Fernanda Cestari após acompanhar a abertura de mais de 30 restaurantes como consultora gastronômica. Ela comenta que você pode apostar na abertura de um restaurante japonês, uma hamburgueria ou seguir outra paixão, mas para ter sucesso você precisará, primeiro, se preparar para o mercado.
Como? A gente reuniu algumas dicas da consultora para te ajudar!
A escolha do ponto comercial é fundamental e essa definição deve levar em conta o conceito do restaurante, público-alvo e onde ele está. Um local próximo de áreas comerciais pode ser ideal para servir comida por quilo de segunda a sexta, enquanto um restaurante de destino, em que o cliente se arruma e usa o carro para visitar, precisará de outro lugar para traduzir o seu conceito.
A alimentação mais consciente e saudável é um exemplo de tendência que veio para ficar. Você não precisa ter um nicho, mas é fundamental se preocupar com a sustentabilidade, saber quem são seus fornecedores, incentivar pequenos produtores e conhecer o caminho do produto até a chegada ao cliente final.
A consultora alerta que, por mais que você ofereça treinamentos e acompanhe sua equipe, somente com o tempo saberá quais funcionários estão realmente vestindo a camisa. “Não adianta montar um restaurante e achar que não vai precisar estar ali presente. O olhar do dono é sempre muito importante e você deve se preparar para trabalhar muito, inclusive aos finais de semana”.
Pense em um restaurante onde todos possam comer com qualidade. A ideia não é segmentar o seu cardápio, mas estar pronto para atender todos os públicos. Ao mesmo tempo em que a carne deve ter boa procedência, devem existir opções vegetarianas, veganas e sem glúten, por exemplo.
Lidar com questões burocráticas, trabalhistas e de vigilância sanitária faz parte do processo, mas alguns profissionais especializados podem ajudar. Um nutricionista pode cuidar de toda a implementação de boas práticas, etiquetas e armazenamento de alimentos, enquanto uma consultoria gastronômica ajudará na escolha de fornecedores e a minimizar os erros comuns nessa área.
Precificar pode ser difícil, então a dica é considerar seu CMV, que é o custo daquele prato, para não sair no prejuízo. Para estabelecer uma margem de lucro que seja razoável, avalie seus concorrentes e se posicione perto deles, até que seu consumidor final conheça e confie no seu produto.
O retorno financeiro pode ser pequeno no início, mas você consegue melhorar os resultados com uma gestão confiante e eficiente. Tenha um bom plano de negócios, com estudo de viabilidade e esteja preparado para o fluxo de caixa que vem pela frente.
A Rede apoia o SP Gastronomia, festival que acontece anualmente em outubro, em São Paulo. O evento celebra a diversidade gastronômica com dezenas de atividades em toda a região. Ao envolver produtores, chefs e amantes da culinária, promove não somente novos sabores, mas novas oportunidades e o apoio ao empreendedorismo. :)
Além de coragem e persistência você precisará se atentar a outras questões para...
Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que...
Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para...
Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a...
A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de...
Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de...
Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de...
Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras...
Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de...
Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com...
Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que começou...
A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de abertura...
Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de coragem e as novas condições da Rede...
Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras que alcançaram seus objetivos e fizeram a diferença
Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de empreender falou mais alto; conheça sua história e as novas condições da Rede para empreendedores
Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para empreender e mostram dicas práticas para seguir em busca do sucesso
Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...
Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...
Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...