8 dicas para promover seu negócio no Instagram

Conversamos com o professor do curso "Instagram para Negócios" para oferecer a você dicas práticas de como usar o Instagram de forma estratégica na sua empresa

Por Bruna Totaro

Publicado em 28 nov 2019

mulher mexendo no celular e redes sociais
mulher mexendo no celular e redes sociais

Criou um perfil comercial para o seu negócio no Instagram e quer saber como gerar relacionamento e mais resultados com seu público na rede? O professor do curso Instagram para Negócios na Academia do Marketing, Alberto Valle, compartilha 8 dicas principais!

1- Faça um planejamento

Antes de criar uma página profissional para o seu negócio no Instagram, pense um pouco sobre qual será a função dela. É ser um canal de vendas? É expor seus produtos? É apenas se relacionar com possíveis clientes? “Qualquer um publica. Mas, para conseguir converter, é preciso definir persona e entender se seu foco na rede é a exposição da marca, o relacionamento ou as vendas”, aconselha Alberto.

2- Planeje o conteúdo e faça um cronograma

No Instagram, não é a quantidade de posts que impacta o público, mas a recorrência das publicações. “Não adianta fazer um post hoje e outros cinco daqui a 15 dias. Não vai ter engajamento e seu alcance orgânico vai diminuir”. Por isso, a dica é: pense o que você vai querer postar a cada semana, produza esses posts com antecedência e organize um cronograma de publicação.

3- Explore a ferramenta

Seja criativo para criar conteúdo interessante que ajude a contar histórias e a vender. Além dos Stories, postagem que só fica online por 24 horas, vale a pena replicar o material para o feed da sua página e investir em fotos de qualidade. Explore os recursos mais sofisticados e interativos da ferramenta. Lance mão de vídeos, adesivos, contagem regressiva para vendas e outros recursos para criar um impacto visual maior para o seu cliente.

4- Use poucas hashtags e de forma estratégica

Três a cinco hashtags são suficientes para criar relevância. Nada de perder a essência ao usar 30 que não tem nada a ver com o seu perfil. Outra estratégia é criar uma hashtag própria para seu negócio e colocá-la sempre em primeiro lugar.

5- Observe influenciadores na sua área

Influenciador não precisa ser celebridade ou ter milhões de seguidores. O professor sugere observar se há micro ou nano influenciadores (com cerca de 10 mil seguidores) dentro da sua área de negócio para testar seu produto. Além de não gastar muito, essa estratégia pode reforçar a troca de influências, que pode ser positiva para o seu negócio.

6- Invista em imagens e conte histórias

Não publique só fotos do seu produto. Explore maneiras de humanizar seu perfil e ficar mais próximo do público. Dê dicas, poste sobre o dia a dia, conte histórias, mostre a equipe e clientes usando o seu produto. Você pode também apostar no humor e em conteúdos que sejam relevantes para a vida das pessoas.

7- Olhe para os dados, não só para as curtidas

Ter um perfil comercial no Instagram dá a você acesso a uma série de dados para medir o alcance e a interação de seu conteúdo com o público. Não foque apenas nas curtidas. Dê uma olhadinha nos horários de picos e principalmente nos comentários do seu público.

8- Anuncie, mesmo que com pouco dinheiro

Quer impulsionar um post no Instagram? Alberto afirma que não é preciso investir muito dinheiro de uma só vez. “Pequenos empreendedores não precisam de uma fortuna para anunciar e melhorar o engajamento com sua base de seguidores. Com um filtro legal, público segmentado e 10 reais por dia você pode ter um excelente resultado”.

O empreendedor que transformou a paixão por carro em negócio

Homem conversando na mesa da sua loja

Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que...

Como abrir um MEI?

Empreendedor em seu estabelecimento consultando seu tablet

A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de...

20 frases para inspirar você a empreender

Mão segurando uma lâmpada

Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras...

Gosto por hambúrguer vira negócio

Conheça a história do Hermann

Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de...

Empreendedora aposta em setor inovador

Raquel Molina foi eleita a empreendedora do ano na feira de drones DroneShow

Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de...

Saiba qual diversidade tem ganhado espaço

Mãos unidas: trabalho em equipe

Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com...

Como a criatividade virou um negócio

Mulher conversando em seu ateliê

Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de...

5 dicas valiosas de mulheres empreendedoras

mulheres falando sobre suas experiências para uma plateia

Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para...

Mulheres dão a força ao empreendedorismo

Mulher empreendedora no balcão de loja

Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a...

O empreendedor que transformou a paixão por carro em negócio

Homem conversando na mesa da sua loja

Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que começou...

Como abrir um MEI?

Empreendedor em seu estabelecimento consultando seu tablet

A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de abertura...

Como a criatividade virou um negócio

Mulher conversando em seu ateliê

Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de coragem e as novas condições da Rede...

20 frases para inspirar você a empreender

Mão segurando uma lâmpada

Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras que alcançaram seus objetivos e fizeram a diferença

Gosto por hambúrguer vira negócio

Conheça a história do Hermann

Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de empreender falou mais alto; conheça sua história e as novas condições da Rede para empreendedores

5 dicas valiosas de mulheres empreendedoras

mulheres falando sobre suas experiências para uma plateia

Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para empreender e mostram dicas práticas para seguir em busca do sucesso

Saiba qual diversidade tem ganhado espaço

Mãos unidas: trabalho em equipe

Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...

Empreendedora aposta em setor inovador

Raquel Molina foi eleita a empreendedora do ano na feira de drones DroneShow

Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...

Mulheres dão a força ao empreendedorismo

Mulher empreendedora no balcão de loja

Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...