Conversamos com o professor do curso "Instagram para Negócios" para oferecer a você dicas práticas de como usar o Instagram de forma estratégica na sua empresa
Por Bruna Totaro
Publicado em 28 nov 2019
Criou um perfil comercial para o seu negócio no Instagram e quer saber como gerar relacionamento e mais resultados com seu público na rede? O professor do curso Instagram para Negócios na Academia do Marketing, Alberto Valle, compartilha 8 dicas principais!
Antes de criar uma página profissional para o seu negócio no Instagram, pense um pouco sobre qual será a função dela. É ser um canal de vendas? É expor seus produtos? É apenas se relacionar com possíveis clientes? “Qualquer um publica. Mas, para conseguir converter, é preciso definir persona e entender se seu foco na rede é a exposição da marca, o relacionamento ou as vendas”, aconselha Alberto.
No Instagram, não é a quantidade de posts que impacta o público, mas a recorrência das publicações. “Não adianta fazer um post hoje e outros cinco daqui a 15 dias. Não vai ter engajamento e seu alcance orgânico vai diminuir”. Por isso, a dica é: pense o que você vai querer postar a cada semana, produza esses posts com antecedência e organize um cronograma de publicação.
Seja criativo para criar conteúdo interessante que ajude a contar histórias e a vender. Além dos Stories, postagem que só fica online por 24 horas, vale a pena replicar o material para o feed da sua página e investir em fotos de qualidade. Explore os recursos mais sofisticados e interativos da ferramenta. Lance mão de vídeos, adesivos, contagem regressiva para vendas e outros recursos para criar um impacto visual maior para o seu cliente.
Três a cinco hashtags são suficientes para criar relevância. Nada de perder a essência ao usar 30 que não tem nada a ver com o seu perfil. Outra estratégia é criar uma hashtag própria para seu negócio e colocá-la sempre em primeiro lugar.
Influenciador não precisa ser celebridade ou ter milhões de seguidores. O professor sugere observar se há micro ou nano influenciadores (com cerca de 10 mil seguidores) dentro da sua área de negócio para testar seu produto. Além de não gastar muito, essa estratégia pode reforçar a troca de influências, que pode ser positiva para o seu negócio.
Não publique só fotos do seu produto. Explore maneiras de humanizar seu perfil e ficar mais próximo do público. Dê dicas, poste sobre o dia a dia, conte histórias, mostre a equipe e clientes usando o seu produto. Você pode também apostar no humor e em conteúdos que sejam relevantes para a vida das pessoas.
Ter um perfil comercial no Instagram dá a você acesso a uma série de dados para medir o alcance e a interação de seu conteúdo com o público. Não foque apenas nas curtidas. Dê uma olhadinha nos horários de picos e principalmente nos comentários do seu público.
Quer impulsionar um post no Instagram? Alberto afirma que não é preciso investir muito dinheiro de uma só vez. “Pequenos empreendedores não precisam de uma fortuna para anunciar e melhorar o engajamento com sua base de seguidores. Com um filtro legal, público segmentado e 10 reais por dia você pode ter um excelente resultado”.
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