7 dicas da gerente de varejo da Granado, que vende 300% a mais em dezembro
Por Bruna Totaro
Publicado em 19 dez 2019
O mês de dezembro é fundamental para o resultado de muitos negócios. Pergunte a qualquer empresário, em qualquer lugar do mundo, e você saberá como esse período próximo ao Natal é estratégico para as vendas.
Foi o que confirmou Ana Paula Andrade Pereira, gerente de varejo da Granado, empresa de cosméticos que já tem mais de 50 lojas pelo Brasil. A marca costuma vender 300% a mais em dezembro do que a média dos outros meses. Para 2019, a expectativa é aumentar as vendas em 18% neste período em relação a 2018. Veja abaixo as 7 dicas que reunimos nesse papo para você também poder vender mais neste Natal e fim de ano.
Para começar, a loja precisa entrar no clima da data. A expectativa é que os clientes se motivem a consumir ao encontrarem uma decoração natalina, além de produtos específicos pensados para a data e para cada membro da família.
É importante pensar na praticidade do consumidor, então, se questione: “o cliente consegue resolver todas as compras de Natal na minha loja?”. Para agradar a todos, faça questão de oferecer produtos diferenciados. Ao mesmo tempo, “é necessário ter cautela na gestão de estoque, para que não falte, mas também não tenha muita sobra”, aconselha Ana Paula.
Nem sempre o cliente sabe o que quer comprar. Cabe a você preparar seus vendedores com perguntas-chave que os auxiliarão na hora de fazer a leitura do cliente. Ana conta que, na Granado, a equipe é treinada mensalmente através de videoconferências e quizzes (testes em formato de jogo). Motive sua equipe e informe bem seu cliente sobre preços, kits e produtos disponíveis.
A gerente ainda afirma que o varejo precisa se atualizar sempre, pois os consumidores estão cada vez mais antenados no que o mercado tem a oferecer, como as formas de fechar a venda. É o caso do pagamento com QR Code , assim como através da tecnologia aproxime e pague , além das tradicionais maquininhas de cartão.
Parcelar as compras em cinco vezes no mês de novembro e dezembro é o que a Granado faz para flexibilizar as vendas, assim como oferecer um presente em compras acima de 300 reais. Por ser uma data onde todos estão dispostos a consumir, você também pode oferecer um brinde ou ampliar a opção de parcelamento para fidelizar seus clientes.
Para Ana, o segredo de ter sucesso nas vendas de fim de ano é planejar, focar e ter sempre pessoas engajadas. “A equipe é a alma do negócio, eles precisam ter a sensação de pertencimento e vibrar junto com os resultados”.
Acabou o Natal, e agora? Se você tem noção da margem e rentabilidade do seu negócio, a dica é trabalhar a meta de venda pautada em um ponto de equilíbrio, entre despesas e retorno desejado. Promoções podem atrair o cliente nos dias seguintes, mas lembre-se de pensar nelas com estratégia.
Veja ainda: o que esperar das vendas de fim de ano
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