Dicas para vendas de fim de ano

7 dicas da gerente de varejo da Granado, que vende 300% a mais em dezembro

Por Bruna Totaro

Publicado em 19 dez 2019

presente embrulhado com laço laranja
presente embrulhado com laço laranja

O mês de dezembro é fundamental para o resultado de muitos negócios. Pergunte a qualquer empresário, em qualquer lugar do mundo, e você saberá como esse período próximo ao Natal é estratégico para as vendas.

Foi o que confirmou Ana Paula Andrade Pereira, gerente de varejo da Granado, empresa de cosméticos que já tem mais de 50 lojas pelo Brasil. A marca costuma vender 300% a mais em dezembro do que a média dos outros meses. Para 2019, a expectativa é aumentar as vendas em 18% neste período em relação a 2018. Veja abaixo as 7 dicas que reunimos nesse papo para você também poder vender mais neste Natal e fim de ano.

1- Entre no clima

Para começar, a loja precisa entrar no clima da data. A expectativa é que os clientes se motivem a consumir ao encontrarem uma decoração natalina, além de produtos específicos pensados para a data e para cada membro da família.

2- Dê soluções completas aos clientes

É importante pensar na praticidade do consumidor, então, se questione: “o cliente consegue resolver todas as compras de Natal na minha loja?”. Para agradar a todos, faça questão de oferecer produtos diferenciados. Ao mesmo tempo, “é necessário ter cautela na gestão de estoque, para que não falte, mas também não tenha muita sobra”, aconselha Ana Paula.

3- Prepare e motive sua equipe

Nem sempre o cliente sabe o que quer comprar. Cabe a você preparar seus vendedores com perguntas-chave que os auxiliarão na hora de fazer a leitura do cliente. Ana conta que, na Granado, a equipe é treinada mensalmente através de videoconferências e quizzes (testes em formato de jogo). Motive sua equipe e informe bem seu cliente sobre preços, kits e produtos disponíveis.

4- Varie nas formas de pagamento

A gerente ainda afirma que o varejo precisa se atualizar sempre, pois os consumidores estão cada vez mais antenados no que o mercado tem a oferecer, como as formas de fechar a venda. É o caso do pagamento com QR Code, assim como através da tecnologia aproxime e pague, além das tradicionais maquininhas de cartão.

5- Seja flexível

Parcelar as compras em cinco vezes no mês de novembro e dezembro é o que a Granado faz para flexibilizar as vendas, assim como oferecer um presente em compras acima de 300 reais. Por ser uma data onde todos estão dispostos a consumir, você também pode oferecer um brinde ou ampliar a opção de parcelamento para fidelizar seus clientes.

6- Muito foco, planejamento e parceria

Para Ana, o segredo de ter sucesso nas vendas de fim de ano é planejar, focar e ter sempre pessoas engajadas. “A equipe é a alma do negócio, eles precisam ter a sensação de pertencimento e vibrar junto com os resultados”.

7- Tenha equilíbrio sempre

Acabou o Natal, e agora? Se você tem noção da margem e rentabilidade do seu negócio, a dica é trabalhar a meta de venda pautada em um ponto de equilíbrio, entre despesas e retorno desejado. Promoções podem atrair o cliente nos dias seguintes, mas lembre-se de pensar nelas com estratégia.

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