5 dicas valiosas de mulheres empreendedoras

Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para empreender e mostram dicas práticas para seguir em busca do sucesso

Por Bruna Tortaro

Publicado em 08 ago 2019

 

Mesmo diante de desafios e preconceitos, cada vez mais mulheres driblam dificuldades com maestria para empreender e desenvolver o propósito da sua empresa

“Quando fui empreender não senti dificuldade pelo fato de ser mulher. Acho que ser mulher me empurrou para o mundo do empreendedorismo”, afirmou Sandra Turchi, sócia-diretora da consultoria Digitalents, durante o bate-papo “Mulheres empreendedoras no mundo digital”, que lotou o estande da Rede no Fórum E-commerce Brasil 2019. Assim como ela, Fernanda Nascimento, sócia fundadora Stratlab, e outras mulheres brasileiras que têm filhos, Sandra foi demitida da empresa que trabalhava depois da licença-maternidade. Barreira? Sim. Mas foi aí que surgiu o empreendedorismo como alternativa e depois, se revelou em uma grande oportunidade.

Junto à Sandra e Fernanda, a sócia fundadora da Dress & Go, Mariana Penazzo, e uma das representantes do projeto Itaú Mulher Empreendedora, Marina Bautista, compartilharam experiências e dicas de como empreender sem medo, mesmo em mercados considerados majoritariamente masculinos.

1- GERE AUTORIDADE

“O seu sócio vem ou é só você? ” – Essa é a pergunta que Fernanda, dona da agência Stratlab, assim como muitas empreendedoras já ouviram em várias reuniões. Para ela, a dica para quem está começando a empreender é gerar autoridade. “Escrever na internet, se posicionar, compartilhar, mesmo que em sua rede pessoal, tudo o que você sabe e conhece sobre o mercado em que atua.  Sua empresa vai se fortalecer e você verá que esse é o valor que vai ficar e fazer com que as pessoas ignorem todo o resto”, compartilha Fernanda. “Quando comecei também foi assim, um ‘Run, Forrest, Run’. Fui gerando autoridade, descobrindo modelos de negócio, pivotando, até fazer o que realmente gostava. E agora, quando meu sócio vai às reuniões sem mim, a pergunta mudou de tom. É sempre: ‘poxa, mas e ela, não vem? ’”.

2- BUSQUE REDE DE APOIO

Marina Bautista, da equipe do Itaú Mulher Empreendedora, acredita que buscar redes de apoio é fundamental para trocar mais experiências e fortalecer novos negócios de mulheres em diferentes segmentos. “É um pouco do que tentamos promover no Itaú, estimular a conexão de mulheres e que elas procurem formar grupos de apoio segmentados também, como "mulheres no setor automobilístico", "mulheres no varejo" e etc.”.

3- FUJA DA AUTOSSABOTAGEM

“Muito do que a gente discute, inclusive sobre estereótipos, é uma construção histórica social que demanda mais tempo, diálogo e conscientização. Mas, tem também um fator que parte de nós que é a autossabotagem. “As mulheres se sabotam daquilo que elas podem fazer e até onde podem chegar. Normalmente os homens se aplicam para algum desafio maior e se sentem muito preparados. Se estão 50% preparados dizem que estão 100%. A mulher está 70% preparada mas acha que está 30”. A dica, aqui, é fazer uma autorreflexão para desenvolver e revelar mais as suas próprias potencialidades.

4- AGRADEÇA E APROVEITE AS OPORTUNIDADES

“Nosso lema na Dress & Go é agradeça. Por você ser mulher pode ser considerada um nicho onde está, ter uma oportunidade de uma reunião legal que um homem não teria. Tem vários investidores que focam em investir em mulher, então vai falar com esse cara. Depende do business, mas sempre aparecem oportunidades”, afirma Mariana Penazzo, sócia fundadora da Dress & Go há sete anos. Ela aconselha para sempre olhar a vida do lado mais positivo e transformar o que poderia ser um problema em uma oportunidade. “A dica é entender que os desafios vêm para a gente se fortalecer e já ir para o próximo. Porque vai ter próximo”.

5- SOBRETUDO, RESISTA

Para Sandra Turchi, a força da mulher está na resistência. “Na hora de empreender eu não senti grande preconceito por ser mulher. Tinha sentido tudo antes, no mundo corporativo. Já tinha trabalhado como executiva em mercados como varejo e indústria financeira, então já vim sendo treinada antes mesmo de empreender”. Sandra aconselha a resistir: às adversidades e aos tons de desconfiança. Além disso, estar disposta a aprender e reaprender, buscando sempre conhecimento para acertar nas escolhas de parceiros e fornecedores, também é uma de suas principais dicas para trabalhar no universo digital.


        

5 dicas valiosas de mulheres empreendedoras

Seu negócio aceita cartão? Muitos lojistas ficam em dúvida na hora de decidir se devem ou não oferecer essa opção de pagamento. Afinal, quais são as vantagens da máquina de cartão para as vendas? Antes de fazer essa escolha, é preciso prestar muita atenção ao comportamento dos seus clientes.

Hoje os cartões de débito ou crédito são a preferência dos brasileiros para realizar pagamentos, sendo que mais de 70% dos brasileiros optam por esse meio de pagamento em suas compras, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Pensando nisso, listamos neste artigo as principais vantagens da máquina de cartão para o seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir!

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Junto à Sandra e Fernanda, a sócia fundadora da Dress & Go, Mariana Penazzo, e uma das representantes do projeto Itaú Mulher Empreendedora, Marina Bautista, compartilharam experiências e dicas de como empreender sem medo, mesmo em mercados considerados majoritariamente masculinos.

1- GERE AUTORIDADE

“O seu sócio vem ou é só você? ” – Essa é a pergunta que Fernanda, dona da agência Stratlab, assim como muitas empreendedoras já ouviram em várias reuniões. Para ela, a dica para quem está começando a empreender é gerar autoridade. “Escrever na internet, se posicionar, compartilhar, mesmo que em sua rede pessoal, tudo o que você sabe e conhece sobre o mercado em que atua.  Sua empresa vai se fortalecer e você verá que esse é o valor que vai ficar e fazer com que as pessoas ignorem todo o resto”, compartilha Fernanda. “Quando comecei também foi assim, um ‘Run, Forrest, Run’. Fui gerando autoridade, descobrindo modelos de negócio, pivotando, até fazer o que realmente gostava. E agora, quando meu sócio vai às reuniões sem mim, a pergunta mudou de tom. É sempre: ‘poxa, mas e ela, não vem? ’”.

2- BUSQUE REDE DE APOIO

Marina Bautista, da equipe do Itaú Mulher Empreendedora, acredita que buscar redes de apoio é fundamental para trocar mais experiências e fortalecer novos negócios de mulheres em diferentes segmentos. “É um pouco do que tentamos promover no Itaú, estimular a conexão de mulheres e que elas procurem formar grupos de apoio segmentados também, como "mulheres no setor automobilístico", "mulheres no varejo" e etc.”.

Apesar dos obstáculos, elas já são maioria entre donos de negócios em fase inicial e impactam positivamente a economia do país

Por Abril Branded Content

22 ago 2018, 18h24 - Publicado em 20 ago 2018, 16h17

 

3- FUJA DA AUTOSSABOTAGEM

“Muito do que a gente discute, inclusive sobre estereótipos, é uma construção histórica social que demanda mais tempo, diálogo e conscientização. Mas, tem também um fator que parte de nós que é a autossabotagem. “As mulheres se sabotam daquilo que elas podem fazer e até onde podem chegar. Normalmente os homens se aplicam para algum desafio maior e se sentem muito preparados. Se estão 50% preparados dizem que estão 100%. A mulher está 70% preparada mas acha que está 30”. A dica, aqui, é fazer uma autorreflexão para desenvolver e revelar mais as suas próprias potencialidades.

4- AGRADEÇA E APROVEITE AS OPORTUNIDADES

“Nosso lema na Dress & Go é agradeça. Por você ser mulher pode ser considerada um nicho onde está, ter uma oportunidade de uma reunião legal que um homem não teria. Tem vários investidores que focam em investir em mulher, então vai falar com esse cara. Depende do business, mas sempre aparecem oportunidades”, afirma Mariana Penazzo, sócia fundadora da Dress & Go há sete anos. Ela aconselha para sempre olhar a vida do lado mais positivo e transformar o que poderia ser um problema em uma oportunidade. “A dica é entender que os desafios vêm para a gente se fortalecer e já ir para o próximo. Porque vai ter próximo”.

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