Conheça os dados de mercado e prepare o seu negócio para vender bem nesse Natal
Por Bruna Totaro
Publicado em 10 dez 2019
Acabou a Black Friday e o Natal já está chegando. As luzes já enfeitam as cidades, as pessoas começam a procurar presentes e, para o seu negócio, crescem as expectativas de vendas. O período natalino certamente é um dos mais esperados por lojistas, donos de e-commerce e empreendedores na área do comércio. Afinal, é uma grande oportunidade para vender mais, alcançar novos clientes e pensar no novo ano que se aproxima.
Mas você sabe o que esperar das vendas de fim de ano? Para se preparar para o movimento que está por vir, conhecer os dados de mercado é fundamental! Vamos juntos:
Período de Natal? A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) já adiantou que o varejo espera o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos. A expectativa de faturamento é de R$ 35,9 bilhões, um número que indica aumento de quase 5% em relação ao último ano - o maior desde 2013. Boas notícias, né?
Não param por aí.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a previsão é que as vendas movimentem um total de R$ 60 bilhões na economia, considerando o comércio e o setor de serviços.
A pesquisa, que envolveu consumidores de todas as capitais do país, mostrou que 77% dos respondentes pretendem presentear alguém no Natal em 2019 - mais ou menos 120 milhões de brasileiros, no mínimo. O ticket médio de venda, ou seja, o valor médio gasto por cada cliente, deve ser maior do que no ano passado, totalizando R$ 125.
Os clientes devem variar a forma de pagamento na sua maquininha, mas o levantamento também dá uma ideia do que esperar. Na pesquisa da CNDL e do SPC, 72% disseram que devem pagar à vista, tanto com dinheiro como com cartão de débito. Já 56% preferem optar pelo cartão de crédito, principalmente no parcelado, com uma média de até cinco parcelas.
Para finalizar, vamos ao que parece mais interessante vender nessa época de festas. As roupas lideram com 58% de preferência, seguidas de brinquedos (40%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (32%), acessórios (25%) e livros (17%). Além disso, as lojas online e de departamento são a preferência de 41% dos compradores. Depois vem os shoppings e as lojas de rua.
Os dados ainda confirmam: o que as pessoas mais buscam são bons preços e promoções para escolher o local de compra. Mas, atenção, porque atendimento e variedade de produtos também foram mencionados como fatores importantes.
E então, sua loja está pronta para as vendas do Natal?
Além de coragem e persistência você precisará se atentar a outras questões para...
Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que...
Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para...
Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a...
A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de...
Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de...
Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de...
Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras...
Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de...
Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com...
Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que começou...
A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de abertura...
Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de coragem e as novas condições da Rede...
Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras que alcançaram seus objetivos e fizeram a diferença
Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de empreender falou mais alto; conheça sua história e as novas condições da Rede para empreendedores
Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para empreender e mostram dicas práticas para seguir em busca do sucesso
Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...
Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...
Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...