Marca que apostou na digitalização e automação para conquistar ainda mais clientes.
Por Natália Antunes
Publicado em 10 setembro 2020
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil e até hoje a maior rede de calçados e acessórios infantis do país, a Bibi Calçados é uma empresa com 71 anos de história, uma produção anual de 2,35 milhões de pares, mais de 3.500 pontos de venda em 23 estados do país e com uma expansão em crescimento na América Latina.
A empresa, que já estava em um processo de digitalização desde 2017, agora inicia um novo projeto em conjunto com as maquininhas Smart da Rede.
Batemos um papo com Andrea Kohlrausch, presidente da Bibi Calçados, sobre automação, a importância dos canais digitais e dicas para você, empreendedor, aplicar no seu negócio. Confira!
Andrea: mesmo estando um mercado tradicional como o de calçados, a Bibi sempre teve a inovação como um valor muito importante para seguirmos sendo líderes de venda para o nosso público.
Temos um comitê de inovação com projetos estratégicos, mas também mantemos um contato intenso com nossos franqueados, colaboradores, fornecedores e até parcerias com universidades para estarmos sempre atualizados e conseguindo nos reinventar.
Hoje, com a transformação digital, também temos focado bastante na experiência do cliente para superar os desafios que o varejo vem enfrentado com a pandemia.
Andrea: no começo de 2017, a Bibi começou a trilhar seu caminho na digitalização, focando no e-commerce e na integração de canais físicos e digitais, sempre com uma venda humanizada e uso inteligente de dados.
Também digitalizamos as lojas físicas e, para isso, contamos com o apoio das maquininhas da Rede para realizarmos nosso projeto de caixa móvel. Durante o processo de compra, os clientes gostam de ter tempo para escolher e experimentar, mas procuram agilidade na hora do pagamento.
Com mais de 57 mil de atendimentos realizados pelas maquininhas Smart da Rede, nós integramos nosso sistema ao terminal e, com isso, nossos vendedores conseguem ter uma visão mais ampla na hora do atendimento, consultando o estoque de produtos diretamente na maquininha, realizando a venda em menos tempo e com mais praticidade.
Andrea: em momentos difíceis como essa pandemia, criar uma cultura organizacional, com processos mais fluidos e menos burocráticos, é fundamental para conseguir se adaptar mais rápido.
Aqui na Bibi, ampliamos nosso e-commerce, que agora está com uma capacidade quatro vezes maior. Além disso, por termos a empatia e a experiência do cliente como valores muito fortes, conseguimos reestruturar nosso atendimento com agilidade e realizar tomadas de decisão com a rapidez que o mundo dos negócios tem solicitado.
Uma boa cultura com bons valores ajuda para a sustentabilidade do próprio negócio.
Andrea: hoje, as ferramentas digitais nos ajudam a ter um cliente cada vez mais próximo através de um atendimento humanizado via aplicativos de conversas, por exemplo.
Para além das vendas, também conseguimos buscar mais informações sobre nossos clientes para gerar dados comportamentais sobre o nosso público e assim sermos mais assertivos com nossos produtos.
Integrar todos os canais de venda e atendimento, oferecendo opções como e-commerce, delivery e retirada na loja têm auxiliado bastante a ampliar nossas vendas e alcance, oferecendo a melhor experiência ao nosso consumidor.
Andrea: a Smart Rede, por exemplo, por ser um terminal que não é fixo, auxiliou bastante nas vendas realizadas em forma de drive-thru, em que o cliente realiza toda a experiência via canal digital e vai até o estacionamento do shopping com a loja mais próxima apenas para realizar o pagamento e fazer a retirada, trazendo ainda mais facilidade. Esse canal, mesmo após a pandemia, tem a possibilidade de continuar.
Além disso, outro produto que nos foi recomendado pela Rede é o link de pagamento, que ainda tem muita oportunidade de crescimento já que é uma conveniência tanto para o consumidor, quanto para a empresa, que amplia seus meios de pagamento.
Andrea: com um crescimento de mais de 300% das compras em nossos canais digitais como e-commerce e marketplaces até antes da chegada da pandemia, temos investido bastante energia em capacitar nossos colaboradores para incentivar o uso de canais que antes não eram tão usados.
Com o fechamento de lojas e a queda do faturamento devido ao contexto atual, é quase obrigatório estar integrado com essas plataformas, além de oferecer aos seus funcionários e franqueados um repertório para alcançar uma boa venda humanizada e de forma organizada.
É enxergar o novo, a tecnologia, não como um inimigo, mas como um benefício, porque só as plataformas digitais não resolvem tudo. Para ter um resultado concreto é preciso do engajamento de toda a equipe em utilizá-las da melhor maneira.
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