Quais ferramentas de marketing digital posso usar para divulgar meu negócio na internet?

Na era da internet, promover produtos e serviços no ambiente digital é essencial para a saúde de qualquer empresa.

Por Natalia Antunes

Publicado em 10 jun 2020

mulher sentada olhando para notebook em seu colo
mulher sentada olhando para notebook em seu colo

Com o domínio da internet, não dá para negar que quem já garantiu seu espaço por lá, saiu na frente. Mas, calma, caso você ainda não tenha inserido seu negócio na web, ainda há tempo e muito espaço para todos, principalmente para quem tiver criatividade e jogo de cintura.

Ficou curioso? Então, vem com a gente e conheça algumas das melhores ferramentas de marketing digital e descubra quais oferecem as melhores vantagens para você investir no seu negócio.

Redes Sociais

Já não é mais possível falar de internet sem falar das redes sociais. Reunindo pessoas do mundo inteiro em um só lugar, as redes sociais são, hoje, um dos melhores espaços para divulgar o seu negócio, como, por exemplo, o Instagram e o Facebook .

Para negócios maiores, é comum separar a conta pessoal da profissional, já para negócios menores ou até mesmo para quem está começando, fazer uso do próprio perfil nas redes sociais pode ajudar o seu empreendimento a crescer mais rápido.

Em ambos os casos, é necessária a criação constante de conteúdo para aumentar e fidelizar sua audiência e, assim, ter mais chances de vender. As redes sociais têm mais uma vantagem: com pouco investimento, é possível manter o seu empreendimento em evidência e entregar o seu conteúdo para o público que você deseja atingir. Assim, você aumenta as chances de conquistar novos clientes, além do engajamento e da interação dos usuários com a sua página.

Além da divulgação de seus produtos ou serviços, procure publicar conteúdos informativos, que despertem o interesse das pessoas pelo seu perfil. Planeje-se com antecedência e crie uma linha editorial, ou seja, um calendário de conteúdos para você publicar conforme as semanas. Isso não só faz com que os conteúdos conversem melhor entre si, como reduz o seu nível de trabalho, ao já ter todo o conteúdo organizado e não precisar gastar energia com novas criações todos os dias.

Por fim, mantenha uma frequência de publicação, para que sua empresa esteja sempre presente na timeline de quem a está seguindo. Faça lives para atrair e dialogar com o público, além de usar o chat como um canal de comunicação e atendimento.

Apps de Mensagem

Uma das ferramentas mais utilizadas ao redor do mundo, os aplicativos de mensagem surgiram para substituir o SMS com praticidade e economia, duas características essenciais para qualquer negócio. Hoje em dia, já é possível encontrar em alguns deles recursos específicos para empreendedores, como no caso do WhatsApp Business.

Informe-se sobre todas as vantagens disponíveis dentro de cada app de mensagem antes de criar uma conta profissional. A partir daí, procure criar um atendimento personalizado com seus clientes, gere conteúdo para divulgar seus produtos e até para pedir feedbacks. Desta forma, você cria um canal direto com seus clientes, fideliza seu público e aumenta as chances de vender.

E-mail Marketing

Um dos formatos mais tradicionais de divulgação na web, o e-mail marketing não deve ser descartado. Rentável e econômico, por meio deste canal de divulgação, você pode realizar vendas, criar e manter um relacionamento com seus clientes, informar sobre promoções e até direcionar seu público para o seu site, por exemplo.

Permitindo que sua mensagem ganhe grande alcance, é necessário ressaltar que, para utilizar esta ferramenta, não basta apenas vontade, também é preciso pesquisar qual a melhor plataforma, já que nem todas são gratuitas, assim como criar uma lista de e-mails, tanto de quem já é seu cliente quanto de quem tem potencial para ser.

Um bom caminho para a criação de uma lista de e-mails para potenciais cliente é a partir das redes sociais. Pense em algum prêmio para ser entregue a essas pessoas em troca do e-mail delas. Esse prêmio pode ser um arquivo em PDF com algum conteúdo bacana, uma aula online gratuita, entre outros. Coloque-se no lugar desse usuário e pense em que tipo de conteúdo exclusivo você gostaria de receber em troca do seu e-mail.

Loja Virtual

Se você ainda não estava considerando criar uma loja online, está na hora de mudar de ideia. Segundo uma pesquisa divulgada pela SpendingPulse Mastercard, cerca de 55 milhões de pessoas fazem compras regularmente pela internet. Quer aproveitar a chance para aumentar seu volume de vendas?

Com a disponibilidade de ferramentas práticas e até gratuitas, hoje você consegue começar sua loja virtual sozinho, sem a necessidade de um grande investimento financeiro. Atente-se ao design e à arquitetura do seu site ou da sua página de vendas, lembre-se de manter uma identidade visual que case com a sua marca e, principalmente, tenha cuidado com a experiência que o seu cliente terá, por isso, facilite a navegação e a organização do seu catálogo de produtos.

Também é importante ter em mente que não é necessário criar um site para ter sua lojinha de produtos. Você pode fazer isso a partir de outras plataformas, como as próprias redes sociais e suas ferramentas para empreendedores, como o Instagram e o Facebook for Business.

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