Quer saber como faturar mais com a recorrência? Conheça boas práticas e veja como elas podem turbinar o seu negócio.
Conteúdo produzido em parceria com Vindi
Publicado em 24 out 2022
Recorrência é um modelo de negócios com alto potencial de ganhos, e datas sazonais como a Black Friday são grandes oportunidades para que empresas com este modelo aumentem sua base de clientes e melhorem seus resultados.
Se você não sabe o que é recorrência, não tem problema: convidamos a Vindi, parceiro Rede que é referência em cobranças e em gestão de assinaturas, para te explicar tudo desde o início.
Vamos lá?
Recorrência é um modelo de negócios que consiste na venda de um produto ou serviço de maneira frequente, dentro de um período específico de tempo (podendo ser mensal ou anual, por exemplo). A adesão de novos clientes se dá por assinaturas de planos, e a cobrança deve ocorrer de forma automática.
Esse modelo não é novidade, mas tem ganhado bastante destaque na última década com grandes empresas dos mais diversos segmentos ganhando relevância ao adotarem a recorrência para criar um diferencial competitivo perante a concorrência.
A recorrência é um negócio idealizado para fidelizar o consumidor com a assinatura e parte de uma importante premissa: não se trata mais de oferecer a “posse” de um produto ou bem (como o DVD de um filme, adquirido uma vez), mas o acesso (no caso, a uma plataforma de streaming com um catálogo de filmes, com pagamentos mensais).
Há modelos de negócios que há muito tempo se baseiam na recorrência – como escolas e instituições de ensino, academias, seguros e convênios, dentre outros.
A Black Friday já é uma data consolidada no mercado nacional e as vendas no e-commerce crescem a cada ano.
Em 2021, as vendas de quinta e sexta-feira, 25 e 26 de novembro, somaram um faturamento de R$ 5,41 bilhões – montante 5,8% maior que o registrado no mesmo período de 2020.
O ticket-médio foi de R$ 711,38, 6,4% maior que o registrado no ano interior e 11,8% mais alto em relação a 2019, segundo um o relatório Black Friday 2021 produzido pela All iN em parceria com várias empresas do e-commerce brasileiro (inclusive a Vindi). .
Veja algumas das tendências para este ano:
● Cartão de crédito: quase 70% das compras da última Black Friday foram pelo meio de pagamento
● Pix: embora o cartão de crédito ainda deva ser a forma de pagamento campeã do e-commerce, o novo modelo de transferência instantânea deve ganhar espaço e até mesmo superar o boleto bancário
● Responsividade: também na data de 2021, o celular foi usado em 61,1% das visitas a lojas virtuais, por isso é preciso investir na responsabilidade do seu site
● Futebol: neste ano, a Black Friday vai coincidir com a primeira semana dos jogos mundiais, então para alguns nichos pode ser interessante apostar em produtos relacionados ao esporte
● Recorrência: mais uma vez, muitos negócios devem aproveitar a data para fidelizar clientes com a oferta de assinaturas.
A Black Friday é uma data importante para todo o varejo, especialmente o e-commerce. Neste período, as pessoas costumam vasculhar a internet à procura de promoções e descontos.
E este é um diferencial do modelo recorrente. Com uma boa divulgação e ofertas atrativas, é possível aumentar a base de clientes e, posteriormente, realizar ações para garantir a retenção desses novos consumidores.
Mas, além de uma boa divulgação, é preciso oferecer vantagens que convençam o seu público a dar um voto de confiança para o seu negócio.
Para ter sucesso durante uma data como a Black Friday, é preciso conhecer o comportamento do consumidor. Nessas épocas, a pessoa que pesquisa produtos e preços já espera obter uma vantagem. Portanto, se não ficar claro que seu negócio está no clima da data, é altamente provável que ele procure quem ofereça melhores condições.
Com base nesta ideia, confira estas dicas para garantir mais assinantes para o seu clube de assinaturas em datas sazonais:
● Ofertas momentâneas: descontos nas primeiras mensalidades de assinaturas válidos por pouco tempo incentivam o consumidor a não perder a chance
● Cupom de desconto: um código promocional para abater parte da primeira mensalidade desperta uma sensação de exclusividade no cliente
● Assinaturas especiais: ofertas com uma condição diferenciada de assinatura para quem já foi cliente e cancelou o plano no passado
● Divulgação: ao reforçar suas iniciativas de Black Friday nas redes sociais, em campanhas publicitárias e na criação de banners em seu site, você mostra ao consumidor que sua empresa está no clima.
Se há um motivo para o aumento no número de negócios recorrentes é o surgimento de plataformas de recorrência capazes de automatizar todo o processo de cobranças.
Gerenciar manualmente um negócio recorrente é uma tarefa muito difícil, que pode comprometer boa parte dos recursos humanos de uma empresa. Além de garantir a cobrança por todas as formas de pagamento disponíveis, é preciso lidar com problemas como a inadimplência e tentativas de fraude.
A boa notícia é que há sistemas que fazem tudo isso para você! Porém, para garantir que você não terá nenhuma dor de cabeça, é preciso conhecer bem a solução que você vai contratar.
É necessário contar com uma plataforma que possibilite aceitar cartões de crédito e débito das principais bandeiras disponíveis. Além disso, é preciso realizar cobranças em formatos mais modernos como link de pagamento, carteiras digitais e – é claro – o Pix.
Um sistema adequado também torna a experiência do cliente mais agradável durante a cobrança, evitando trocas de tela e formulários excessivos. Sem falar em certificados que atestem a segurança contra fraudes também são importantes para evitar problemas.
A Vindi é referência nacional na cobrança recorrente. A empresa, que desde 2021 é parte da Locaweb Company, tem a missão de digitalizar o PIB do Brasil, ajudando seus milhares de clientes a venderem mais e sempre.
Seu negócio aceita cartão? Muitos lojistas ficam em dúvida na hora de decidir se devem ou não oferecer essa opção de pagamento. Afinal, quais são as vantagens da máquina de cartão para as vendas? Antes de fazer essa escolha, é preciso prestar muita atenção ao comportamento dos seus clientes.
Hoje os cartões de débito ou crédito são a preferência dos brasileiros para realizar pagamentos, sendo que mais de 70% dos brasileiros optam por esse meio de pagamento em suas compras, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Pensando nisso, listamos neste artigo as principais vantagens da máquina de cartão para o seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir!
Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação
Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação
Quer saber como faturar mais com a recorrência? Conheça boas práticas e veja como elas podem turbinar o seu negócio.
Conteúdo produzido em parceria com Vindi
Publicado em 24 out 2022
Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação
Recorrência é um modelo de negócios com alto potencial de ganhos, e datas sazonais como a Black Friday são grandes oportunidades para que empresas com este modelo aumentem sua base de clientes e melhorem seus resultados.
Se você não sabe o que é recorrência, não tem problema: convidamos a Vindi, parceiro Rede que é referência em cobranças e em gestão de assinaturas, para te explicar tudo desde o início.
Vamos lá?
Recorrência é um modelo de negócios que consiste na venda de um produto ou serviço de maneira frequente, dentro de um período específico de tempo (podendo ser mensal ou anual, por exemplo). A adesão de novos clientes se dá por assinaturas de planos, e a cobrança deve ocorrer de forma automática.
Esse modelo não é novidade, mas tem ganhado bastante destaque na última década com grandes empresas dos mais diversos segmentos ganhando relevância ao adotarem a recorrência para criar um diferencial competitivo perante a concorrência.
A recorrência é um negócio idealizado para fidelizar o consumidor com a assinatura e parte de uma importante premissa: não se trata mais de oferecer a “posse” de um produto ou bem (como o DVD de um filme, adquirido uma vez), mas o acesso (no caso, a uma plataforma de streaming com um catálogo de filmes, com pagamentos mensais).
Há modelos de negócios que há muito tempo se baseiam na recorrência – como escolas e instituições de ensino, academias, seguros e convênios, dentre outros.
Apesar dos obstáculos, elas já são maioria entre donos de negócios em fase inicial e impactam positivamente a economia do país
A Black Friday já é uma data consolidada no mercado nacional e as vendas no e-commerce crescem a cada ano.
Em 2021, as vendas de quinta e sexta-feira, 25 e 26 de novembro, somaram um faturamento de R$ 5,41 bilhões – montante 5,8% maior que o registrado no mesmo período de 2020.
O ticket-médio foi de R$ 711,38, 6,4% maior que o registrado no ano interior e 11,8% mais alto em relação a 2019, segundo um o relatório Black Friday 2021 produzido pela All iN em parceria com várias empresas do e-commerce brasileiro (inclusive a Vindi). .
Veja algumas das tendências para este ano:
● Cartão de crédito: quase 70% das compras da última Black Friday foram pelo meio de pagamento
● Pix: embora o cartão de crédito ainda deva ser a forma de pagamento campeã do e-commerce, o novo modelo de transferência instantânea deve ganhar espaço e até mesmo superar o boleto bancário
● Responsividade: também na data de 2021, o celular foi usado em 61,1% das visitas a lojas virtuais, por isso é preciso investir na responsabilidade do seu site
● Futebol: neste ano, a Black Friday vai coincidir com a primeira semana dos jogos mundiais, então para alguns nichos pode ser interessante apostar em produtos relacionados ao esporte
● Recorrência: mais uma vez, muitos negócios devem aproveitar a data para fidelizar clientes com a oferta de assinaturas.
A Black Friday é uma data importante para todo o varejo, especialmente o e-commerce. Neste período, as pessoas costumam vasculhar a internet à procura de promoções e descontos.
E este é um diferencial do modelo recorrente. Com uma boa divulgação e ofertas atrativas, é possível aumentar a base de clientes e, posteriormente, realizar ações para garantir a retenção desses novos consumidores.
Mas, além de uma boa divulgação, é preciso oferecer vantagens que convençam o seu público a dar um voto de confiança para o seu negócio.
Para ter sucesso durante uma data como a Black Friday, é preciso conhecer o comportamento do consumidor. Nessas épocas, a pessoa que pesquisa produtos e preços já espera obter uma vantagem. Portanto, se não ficar claro que seu negócio está no clima da data, é altamente provável que ele procure quem ofereça melhores condições.
Com base nesta ideia, confira estas dicas para garantir mais assinantes para o seu clube de assinaturas em datas sazonais:
● Ofertas momentâneas: descontos nas primeiras mensalidades de assinaturas válidos por pouco tempo incentivam o consumidor a não perder a chance
● Cupom de desconto: um código promocional para abater parte da primeira mensalidade desperta uma sensação de exclusividade no cliente
● Assinaturas especiais: ofertas com uma condição diferenciada de assinatura para quem já foi cliente e cancelou o plano no passado
● Divulgação: ao reforçar suas iniciativas de Black Friday nas redes sociais, em campanhas publicitárias e na criação de banners em seu site, você mostra ao consumidor que sua empresa está no clima.
Se há um motivo para o aumento no número de negócios recorrentes é o surgimento de plataformas de recorrência capazes de automatizar todo o processo de cobranças.
Gerenciar manualmente um negócio recorrente é uma tarefa muito difícil, que pode comprometer boa parte dos recursos humanos de uma empresa. Além de garantir a cobrança por todas as formas de pagamento disponíveis, é preciso lidar com problemas como a inadimplência e tentativas de fraude.
A boa notícia é que há sistemas que fazem tudo isso para você! Porém, para garantir que você não terá nenhuma dor de cabeça, é preciso conhecer bem a solução que você vai contratar.
É necessário contar com uma plataforma que possibilite aceitar cartões de crédito e débito das principais bandeiras disponíveis. Além disso, é preciso realizar cobranças em formatos mais modernos como link de pagamento, carteiras digitais e – é claro – o Pix.
Um sistema adequado também torna a experiência do cliente mais agradável durante a cobrança, evitando trocas de tela e formulários excessivos. Sem falar em certificados que atestem a segurança contra fraudes também são importantes para evitar problemas.
A Vindi é referência nacional na cobrança recorrente. A empresa, que desde 2021 é parte da Locaweb Company, tem a missão de digitalizar o PIB do Brasil, ajudando seus milhares de clientes a venderem mais e sempre.
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