5 dicas para você se preparar e vender ainda mais na Black Friday

Prepare-se, porque a data mais esperada do ano está chegando. Separamos algumas dicas valiosas para te ajudar a planejar suas vendas e aproveitar o melhor desse período. Confira!

Publicado em 28 set 2022

Mulher empreendedora, de cabelos crespos e curtos, usando uma regata cinza clara e um avental listrado de azul, em frente a uma loja, de braços cruzados
Mulher empreendedora, de cabelos crespos e curtos, usando uma regata cinza clara e um avental listrado de azul, em frente a uma loja, de braços cruzados

A Black Friday, que esse ano acontecerá em 25 de novembro, é uma das datas de compras mais esperadas pelos brasileiros, portanto, é uma ótima oportunidade para alavancar seus negócios e vender ainda mais.

Uma Black Friday diferente?

Esse ano a Black Friday ocorrerá em meio a Copa do Mundo. Já parou para pensar como irá organizar suas promoções? No Brasil, é comum explorarmos as ofertas em todo o mês de novembro, o chamado Black November ou na semana da Black Week.

Para quem empreende, esse é o momento certo de planejar e investir em boas estratégias de vendas. E a Rede e os seus clientes não poderiam ficar de fora dessa, né? Então anota aí essas dicas preciosas e bora vender muito!

1. Planeje-se para os novos consumidores

Essa data pode ser o seu primeiro contato com novos clientes. Então não dê bobeira. Qual a experiência dos novos clientes em sua loja? Com certeza você quer que eles voltem, não é mesmo? Por isso, é importante preparar-se com antecedência e estudar qual público deseja atingir, saiba como montar um planejamento estratégico.

Além disso, que tal planejar uma ação de fidelização, que estimule os novos clientes a fazerem uma segunda compra? Um cupom de desconto para próxima compra, vouchers, cashbacks, programa de pontos, descontos em datas comemorativas, ações promocionais pode ser uma boa idéia. E não esqueça que o atendimento com qualidade será o diferencial nessa jornada de compra para que o consumidor possa voltar a comprar na sua loja.

2. Invista em divulgação on-line

Devemos estar onde os clientes estão. E onde eles estão? Eles estão em todos os canais, e cada vez mais online. Obter tráfego em sua loja virtual de forma orgânica (através de buscas no Google) é muito bom, pois não tem custo, mas essa tarefa não é nada fácil e nem sempre atrairá todo o público que você precisa para atingir seus objetivos de venda.

Estude a possibilidade de realizar campanhas de divulgação em tráfego pago, Google Ads e outros. Mantenha suas redes sociais atualizadas e ativas, elas são um canal importante para converter vendas. Aposte em vídeos mostrando seus produtos e serviços, eles estão em alta. Há também canais e possibilidades como links patrocinados e afiliados, e-mail marketing, parcerias com outras marcas, entre outros.

Para começar esse planejamento e divulgação, você precisa se perguntar:

  • Como fazer a divulgação?
  • Quais canais estão disponíveis e quais são os preferidos do meu cliente?
  • Quanto é necessário investir?
  • As ações atenderão o prazo que tenho vender na Black Friday?

Dica: comece um pouco antes! Que tal preparar uma base de clientes que têm interesse em receber suas ofertas em primeira mão?

3. Organize o seu estoque

A sua demanda vai aumentar e você vai precisar ficar de olho no seu giro de estoque. Essa é a hora de repor os produtos que têm mais saída e mais chances de fazerem sucesso. Além dos produtos de “curva A”, que se tornam chamarizes nas campanhas para atrair os consumidores, os demais produtos em promoção surfarão a onda de consumo nessa data. Um outro ponto importante é que além de não perder venda e investimento (afinal existe todo um investimento de tempo, trabalho e dinheiro para atrair os consumidores), a experiência dos clientes deverá ser a melhor possível. Conseguir encontrar os produtos anunciados ou alternativas que realmente estejam disponíveis pode ser o seu sucesso nas vendas, pois se o cliente não tiver uma boa experiência ou se desinteressar, poderá deixar sua loja e encontrar o mesmo produto em outras lojas virtuais.

Tá precisando de dinheiro no caixa para reforçar seu estoque? Que tal antecipar as suas vendas feitas no crédito?

4. Não caia na Black Fraude

Metade do dobro? Oferecer descontos maquiados e promoções irreais não será atrativo aos consumidores ou pior, poderá descredibilizar sua loja nessa e em compras futuras. Em geral, eles começam a pesquisar os produtos de interesse dois ou três meses antes, então já sabem o preço real. Saiba negociar com seus fornecedores para que a sua margem de lucro e o desconto para os clientes sejam os melhores possíveis.

Ainda pensando em experiência do consumidor e credibilidade para suas ofertas, invista também em pagamentos flexíveis, principalmente para produtos com ticket médio alto.

Oferecer frete grátis e entregas rápidas, kits de produtos e ambientes de compra seguros e confiáveis também podem fazer a diferença.

5. Explorando ainda mais os pagamentos mais utilizados

Ter diversas opções de pagamento à disposição do cliente aumentará sua chance de converter a venda.

O cartão de crédito parcelado é um grande aliado nas vendas e o meio de pagamento mais utilizado nas compras online, principalmente para quem faz inúmeras compras ou adquire produtos mais caros.

O Pix tem ganhado cada vez mais representatividade, possibilitando ofertas aos consumidores que pagarem à vista.

Além disso, o crediário, que já é muito conhecido entre os brasileiros, ganhou destaque entre os pagamentos e pode facilitar as vendas em sua loja.

Carteiras e contas digitais não poderiam ficar de fora dessa, pois incluem muitos consumidores sem conta bancária tradicional e que agora podem usar uma ferramenta online para comprar, além de ser uma ferramenta que une diversos meios de pagamentos em um único lugar, e pode ser utilizada de forma rápida e segura. 

Gostou dessas dicas? Com organização e planejamento, você pode vender ainda mais nessa data tão importante.


        

5 dicas para você se preparar e vender ainda mais na Black Friday

Seu negócio aceita cartão? Muitos lojistas ficam em dúvida na hora de decidir se devem ou não oferecer essa opção de pagamento. Afinal, quais são as vantagens da máquina de cartão para as vendas? Antes de fazer essa escolha, é preciso prestar muita atenção ao comportamento dos seus clientes.

Hoje os cartões de débito ou crédito são a preferência dos brasileiros para realizar pagamentos, sendo que mais de 70% dos brasileiros optam por esse meio de pagamento em suas compras, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Pensando nisso, listamos neste artigo as principais vantagens da máquina de cartão para o seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir!

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

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Prepare-se, porque a data mais esperada do ano está chegando. Separamos algumas dicas valiosas para te ajudar a planejar suas vendas e aproveitar o melhor desse período. Confira!

Publicado em 28 set 2022

Uma mulher empreendedora, em frente a sua loja, com cabelos crespos curtos, na altura do pescoço, de braços cruzados, vestindo regata cinza clara e um avental azul listrado.
Uma mulher empreendedora, em frente a sua loja, com cabelos crespos curtos, na altura do pescoço, de braços cruzados, vestindo regata cinza clara e um avental azul listrado.

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

A Black Friday, que esse ano acontecerá em 25 de novembro, é uma das datas de compras mais esperadas pelos brasileiros, portanto, é uma ótima oportunidade para alavancar seus negócios e vender ainda mais.

Uma Black Friday diferente?

Esse ano a Black Friday ocorrerá em meio a Copa do Mundo. Já parou para pensar como irá organizar suas promoções? No Brasil, é comum explorarmos as ofertas em todo o mês de novembro, o chamado Black November ou na semana da Black Week.

Para quem empreende, esse é o momento certo de planejar e investir em boas estratégias de vendas. E a Rede e os seus clientes não poderiam ficar de fora dessa, né? Então anota aí essas dicas preciosas e bora vender muito!

1. Planeje-se para os novos consumidores

Apesar dos obstáculos, elas já são maioria entre donos de negócios em fase inicial e impactam positivamente a economia do país

Por Abril Branded Content

22 ago 2018, 18h24 - Publicado em 20 ago 2018, 16h17

 

Essa data pode ser o seu primeiro contato com novos clientes. Então não dê bobeira. Qual a experiência dos novos clientes em sua loja? Com certeza você quer que eles voltem, não é mesmo? Por isso, é importante preparar-se com antecedência e estudar qual público deseja atingir, saiba como montar um planejamento estratégico.

Além disso, que tal planejar uma ação de fidelização, que estimule os novos clientes a fazerem uma segunda compra? Um cupom de desconto para próxima compra, vouchers, cashbacks, programa de pontos, descontos em datas comemorativas, ações promocionais pode ser uma boa idéia. E não esqueça que o atendimento com qualidade será o diferencial nessa jornada de compra para que o consumidor possa voltar a comprar na sua loja.

2. Invista em divulgação on-line

Devemos estar onde os clientes estão. E onde eles estão? Eles estão em todos os canais, e cada vez mais online. Obter tráfego em sua loja virtual de forma orgânica (através de buscas no Google) é muito bom, pois não tem custo, mas essa tarefa não é nada fácil e nem sempre atrairá todo o público que você precisa para atingir seus objetivos de venda.

Estude a possibilidade de realizar campanhas de divulgação em tráfego pago, Google Ads e outros. Mantenha suas redes sociais atualizadas e ativas, elas são um canal importante para converter vendas. Aposte em vídeos mostrando seus produtos e serviços, eles estão em alta. Há também canais e possibilidades como links patrocinados e afiliados, e-mail marketing, parcerias com outras marcas, entre outros.

Para começar esse planejamento e divulgação, você precisa se perguntar:

  • Como fazer a divulgação?
  • Quais canais estão disponíveis e quais são os preferidos do meu cliente?
  • Quanto é necessário investir?
  • As ações atenderão o prazo que tenho vender na Black Friday?

Dica: comece um pouco antes! Que tal preparar uma base de clientes que têm interesse em receber suas ofertas em primeira mão?

3. Organize o seu estoque

A sua demanda vai aumentar e você vai precisar ficar de olho no seu giro de estoque. Essa é a hora de repor os produtos que têm mais saída e mais chances de fazerem sucesso. Além dos produtos de “curva A”, que se tornam chamarizes nas campanhas para atrair os consumidores, os demais produtos em promoção surfarão a onda de consumo nessa data. Um outro ponto importante é que além de não perder venda e investimento (afinal existe todo um investimento de tempo, trabalho e dinheiro para atrair os consumidores), a experiência dos clientes deverá ser a melhor possível. Conseguir encontrar os produtos anunciados ou alternativas que realmente estejam disponíveis pode ser o seu sucesso nas vendas, pois se o cliente não tiver uma boa experiência ou se desinteressar, poderá deixar sua loja e encontrar o mesmo produto em outras lojas virtuais.

Tá precisando de dinheiro no caixa para reforçar seu estoque? Que tal antecipar as suas vendas feitas no crédito?

4. Não caia na Black Fraude

Metade do dobro? Oferecer descontos maquiados e promoções irreais não será atrativo aos consumidores ou pior, poderá descredibilizar sua loja nessa e em compras futuras. Em geral, eles começam a pesquisar os produtos de interesse dois ou três meses antes, então já sabem o preço real. Saiba negociar com seus fornecedores para que a sua margem de lucro e o desconto para os clientes sejam os melhores possíveis.

Ainda pensando em experiência do consumidor e credibilidade para suas ofertas, invista também em pagamentos flexíveis, principalmente para produtos com ticket médio alto.

Oferecer frete grátis e entregas rápidas, kits de produtos e ambientes de compra seguros e confiáveis também podem fazer a diferença.

5. Explorando ainda mais os pagamentos mais utilizados

Ter diversas opções de pagamento à disposição do cliente aumentará sua chance de converter a venda.

O cartão de crédito parcelado é um grande aliado nas vendas e o meio de pagamento mais utilizado nas compras online, principalmente para quem faz inúmeras compras ou adquire produtos mais caros.

Pix tem ganhado cada vez mais representatividade, possibilitando ofertas aos consumidores que pagarem à vista.

Além disso, o crediário, que já é muito conhecido entre os brasileiros, ganhou destaque entre os pagamentos e pode facilitar as vendas em sua loja.

Carteiras e contas digitais não poderiam ficar de fora dessa, pois incluem muitos consumidores sem conta bancária tradicional e que agora podem usar uma ferramenta online para comprar, além de ser uma ferramenta que une diversos meios de pagamentos em um único lugar, e pode ser utilizada de forma rápida e segura. 

Gostou dessas dicas? Com organização e planejamento, você pode vender ainda mais nessa data tão importante.


 

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