O que é um sistema ERP e como ele pode ajudar o seu negócio?

Entenda como o planejamento de recursos empresariais pode ser relevante para o seu e-commerce

Por Bruna Totaro

Publicado em 12 mar 2020

tela com escrito ERP em rosa
tela com escrito ERP em rosa

Planejamento de recursos empresariais: este é o significado de ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning. “É um sistema de gestão que faz lojistas pensarem na empresa como um todo, integrando diferentes áreas, da contábil à logística, de cima abaixo”, explica Marcus Gerolano, gerente comercial da Alternativa Sistemas, empresa especialista em ERP para e-commerce e no mercado há 20 anos.

Como funciona a gestão com ERP?

O sistema é responsável por integrar em tempo real dados e informações de diferentes setores da empresa de uma maneira automatizada. Isso permite que os lojistas possam ter controle total sobre seus dados em único lugar, sejam eles relacionados a produtos, processos ou outros recursos.

“Ao gerir seu negócio com ERP você automatiza processos e traz dados completos de vendas e faturamento, contas para pagar e receber, estoque, conferência e separação de produtos, além de toda a parte tributária que precisa cuidar, como apuração de impostos e emissão de notas fiscais”, cita Marcus.

Como o ERP pode ajudar?

O grande diferencial de um sistema ERP é o seu banco de dados integrado, que permite que donos de e-commerce possam administrar o negócio de uma forma mais prática e transparente. Você começa a visualizar e conectar todas as suas operações financeiras, logísticas, contábeis, de recursos humanos e vendas.

Com isso, ações voltadas à redução de custos, aumento de receita ou mesmo relacionadas às questões logísticas, como entregas no prazo, tornam-se mais assertivas.

Mais flexibilidade para a sua loja virtual

Tudo muda muito rápido no universo online e você não precisa ter todas as respostas para o seu e-commerce de uma só vez, como qual a melhor plataforma para cadastrar seus produtos. Com o ERP você ganha em mobilidade, na praticidade para mudar e se conectar a diferentes sistemas e hubs de integração, como marketplaces e gateways de pagamento.

O especialista comenta que entrar em um marketplace é uma oportunidade de obter melhores resultados. Mas é com o apoio do ERP que você irá conciliar seu pagamento, saber quanto cada marketplace te cobra de taxa, definir sua precificação, mandar preços diferentes para cada plataforma e assim por diante. “O ERP é o core do negócio e faz com que a gestão de vendas, as decisões e mudanças sejam feitas com muito mais rapidez”.