Em milissegundos, uma mesma transação de pagamento passa por diversas etapas antes de ser aprovada, principalmente em uma loja virtual
Por Bruna Totaro
Publicado em 06 fev 2020
Entender como funciona o fluxo de pagamento é essencial para identificar possíveis problemas e otimizar melhor a conversão de suas vendas. Em lojas físicas, é mais simples de entender. Seu cliente paga na maquininha, dali os dados vão para a bandeira do cartão e, depois, para o banco, que autoriza ou nega a venda.
Vamos mostrar agora para você como funciona esse fluxo no e-commerce!
Seu cliente é quem começará o fluxo ao colocar os dados do cartão na área de pagamento do seu site.
Geralmente a transação passa por um gateway, que é uma solução de tecnologia que auxilia na integração de várias dados, ou uma plataforma própria da sua loja virtual, que ajuda a entender cada ponto no site, como por onde os clientes navegam.
Quando há integração de antifraude, que funciona para garantir mais segurança no mundo virtual, os dados do cartão passarão também por esse sistema, que vai recomendar a negação ou aprovação da venda.
Com a recomendação do antifraude, a mensagem passa para a adquirente, também chamada de credenciadora - por exemplo, a Rede. Somos nós que fazemos o relacionamento com as bandeiras e já sabemos que, quanto mais bandeiras aceitas, melhor para você.
É quem manda a mensagem recebida pela adquirente (como a Rede) para o banco emissor do cartão.
No fim, é o banco emissor que vai autorizar ou barrar a venda. Se seu cliente tem crédito, cartão expirado, algum tipo de problema ou se está tudo certo para finalizar, é o banco que informa.
Em cada etapa há um retorno de informação dizendo se a transação foi aprovada ou não. Então é importante conversar com os parceiros para entender, por exemplo, o porquê de aparecer uma mensagem de transação negada. Às vezes algo não ficou claro para sua loja e era só um dado inválido. Nesse caso, é só retornar para o cliente tentar novamente.
Ser próximo de seus parceiros é uma boa forma de descobrir essas questões! E como seu objetivo é levar o cliente até o final do pagamento, o ideal é conhecer o fluxo como um todo, mapeando tudo o que acontece desde o momento que seu cliente chega na loja.
Qual canal te leva mais leads (potenciais clientes) qualificados? Ao chegar na loja, por onde o cliente passa? Existe algum campo que está te fazendo perder venda? Será que, para agilizar, dá para pedir alguns dados de cadastro para o cliente só depois da compra?
As dicas da Rede são para que você faça sempre testes na página, ofereça informações suficientes sobre seu produto e conheça a usabilidade do seu site. Ah, e tenha sempre sua adquirente como parceira para te ajudar a converter cada vez mais!
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