Dicas de segurança

A Rede é especialista em conectar sua empresa a consumidores e oportunidades de negócio e um item que não pode faltar é segurança.
E para ajudá-lo a vender com tranquilidade, elaboramos algumas dicas e procedimentos para deixar seu negócio sempre protegido.
Vendendo com segurança o seu estabelecimento pode evitar possíveis fraudes, portanto, clique nas dicas abaixo e consulte sempre que tiver alguma dúvida:

  • Dica 1 - Como se comporta um possível fraudador

    Evite fraudes em seu estabelecimento. Fique atento ao comportamento das pessoas e identifique um possível fraudador:

    • Ele observa previamente a loja onde vai agir.
    • É falante e persuasivo. Normalmente quer desviar a atenção para ele enquanto estiver passando o cartão.
    • Fica nervoso e agitado quando está comprando.
    • O fraudador prefere horários de final de turno e horários de pico, ou seja, quando a loja está cheia e a atenção está dividida entre outras pessoas.
    • Possui vários cartões/documentos com nomes diferentes
    • Assina lentamente, como se estivesse copiando.
    • Compra qualquer produto sem se preocupar com a qualidade.O importante para ele é que o produto seja de fácil revenda.
    • Observa atentamente o ambiente para safar-se com rapidez, caso ocorra algum contratempo.
    • Ausenta-se da loja no momento da autorização.

    Se o portador do cartão apresentar algum comportamento suspeito, ligue para a nossa Central de Atendimento Rede: 4001 4433 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728 4433 (demais localidades).

  • Dica 2 - Identifique técnicos autorizados

    Sempre que solicitar a visita de um técnico, siga os procedimentos abaixo. Assim, você evita que técnicos não-autorizados entrem em seu estabelecimento.

    • Sempre acompanhe o técnico nas trocas ou manutenções de terminais ou Pin Pad.
    • Confirme junto a nossa Central de Atendimento Rede se os dados do técnico e a Ordem de Serviço são verdadeiros.
    • Nunca utilize o celular do técnico para confirmar a visita de manutenção e sim um telefone fixo do estabelecimento.
    • Evite que muitos funcionários operem o terminal, caso isso não seja possível mantenha um cadastro dos funcionários sempre atualizados com horários de trabalho.

    Caso suspeite de alguém, ligue para nós nos telefones 4001 4433 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728 4433 (demais localidades).

  • Dica 3 - Venda com mais segurança

    Fique atento na hora da venda. Alguns cuidados fazem a diferença.

    • O cartão e o portador devem estar presentes durante toda a venda.
    • Cartão de crédito é pessoal e intransferível, portanto, não pode ser utilizado por terceiros.
    • Se possível, mantenha o cartão em seu poder até o final da venda.
    • Só o titular pode comprar com o cartão. Nunca venda a terceiros.
    • Confira sempre a data de validade do cartão.
    • Suspeitou do portador ou do cartão?

    Peça sempre um documento com foto e certifique-se que o titular do cartão é mesmo quem faz as compras. Seguindo essas dicas, você garante muito mais segurança e mais vendas.

    E você já sabe, se o portador do cartão apresentar algum comportamento suspeito, ligue para a nossa Central de Atendimento Rede: 4001 4433 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728 4433 (demais localidades).

  • Dica 4 - Navegue na internet com segurança

    Oferecemos algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia ao acessar a internet. Confira:

    • Evite entrar em sites que contenham conteúdo duvidoso.
    • Não abra e-mails com conteúdo suspeito ou de remetentes que não conheça.
    • Tome cuidado especial com anexos e links nos e-mails, principalmente com as terminações .exe, .scr e .zip.
    • Evite realizar downloads de sites desconhecidos.
    • Quando criar uma senha, utilize números e símbolos para evitar que a sua senha seja facilmente descoberta.
    • Troque sua senha com frequencia e evite utilizá-la para diferentes ocasiões.
    • Utilize e mantenha sempre atualizada sua ferramenta de antivírus e proteção pessoal.
    • Certifique-se que o site é de confiança antes de realizar qualquer cadastro, principalmente com informações pessoais.

    Dessa forma, você mantém o seu computador protegido e sem vírus.

  • Dica 5 - Troca de terminal

    Evite fraudes em seu estabelecimento

    Fique atento ao novo golpe de Troca de Terminal.

    Como ocorre?
    O fraudador retira o seu terminal Rede e troca por um equipamento de outro estabelecimento. Dessa forma todas as suas vendas feitas nesse terminal substituído indevidamente serão creditadas em outra conta bancária.

    Como evitar?
    • Não deixar o seu terminal em locais de fácil acesso sem a supervisão de uma pessoa de confiança.
    • Não deixe que pessoas sem autorização façam manutenção do(s) seu(s) terminal(is).
    • Diariamente verifique o nome e o número do estabelecimento impressos nos comprovantes de vendas.
    • Não perca o seu terminal de vista e nem deixe que seja levado para o interior de veículos.
    • Faça diariamente a conciliação entre as vendas realizadas e seu extrato bancário.

  • Dica 6 - Treinamentos online

    Você também pode fazer nossos treinamentos online:

    Vendendo com Segurança Cartão Não Presente
    Treinamento de Prevenção à fraude para vendas por telefone e/ou internet. Nele, você encontrará várias dicas e procedimentos para deixar o seu negócio sempre protegido.
    Clique aqui.

    Vendendo com Segurança Turismo
    Treinamento de Prevenção à fraude para agências de viagens e empresas de turismo. Nele, você encontrará várias dicas e procedimentos para deixar o seu negócio sempre protegido.
    Clique aqui.

    Vendendo com Segurança Cartão Presente
    Treinamento de Prevenção à fraude para vendas com cartão de crédito . Nele, você encontrará várias dicas e procedimentos para deixar o seu negócio sempre protegido.
    Clique aqui.

  • Dica 7 - Links relacionados

Fique atento! A Rede identificou uma nova modalidade de fraude que atinge diretamente estabelecimentos que possuem a tecnologia TEF.
Tenha acesso ao documento exclusivo sobre essa fraude, e as ações preventivas para proteger seu estabelecimento. Clique aqui.

Atendimento rápido e fácil onde você estiver

Telefone

Se tiver dúvidas ligue para:

4001 - 4433

capitais e regiões metropolitanas

0800 728 4433

demais localidades

De segunda a sábado, das 8h às 22h.
Domingos e feriados, das 9h às 21h.

Fale Conosco

Envie sua solicitação pelo site que em breve você será contatado por e-mail.

Envie uma mensagem

Ouvidoria

Caso você tenha entrado em contato com a Rede e não ficou satisfeito com o atendimento, ligue para nossa ouvidoria.

0800 720 0060

todas as localidades