Dicas de segurança
A Rede é especialista em conectar sua empresa a consumidores e oportunidades de negócio e um item que não pode faltar é segurança.
E para ajudá-lo a vender com tranquilidade, elaboramos algumas dicas e procedimentos para deixar seu negócio sempre protegido.
Vendendo com segurança o seu estabelecimento pode evitar possíveis fraudes, portanto, clique nas dicas abaixo e consulte sempre que tiver alguma dúvida:
-
Dica 1 - Como se comporta um possível fraudador
Evite fraudes em seu estabelecimento. Fique atento ao comportamento das pessoas e identifique um possível fraudador:
• Ele observa previamente a loja onde vai agir.
• É falante e persuasivo. Normalmente quer desviar a atenção para ele enquanto estiver passando o cartão.
• Fica nervoso e agitado quando está comprando.
• O fraudador prefere horários de final de turno e horários de pico, ou seja, quando a loja está cheia e a atenção está dividida entre outras pessoas.
• Possui vários cartões/documentos com nomes diferentes
• Assina lentamente, como se estivesse copiando.
• Compra qualquer produto sem se preocupar com a qualidade.O importante para ele é que o produto seja de fácil revenda.
• Observa atentamente o ambiente para safar-se com rapidez, caso ocorra algum contratempo.
• Ausenta-se da loja no momento da autorização.Se o portador do cartão apresentar algum comportamento suspeito, ligue para a nossa Central de Atendimento Rede: 4001 4433 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728 4433 (demais localidades).
-
Dica 2 - Identifique técnicos autorizados
Sempre que solicitar a visita de um técnico, siga os procedimentos abaixo. Assim, você evita que técnicos não-autorizados entrem em seu estabelecimento.
• Sempre acompanhe o técnico nas trocas ou manutenções de terminais ou Pin Pad.
• Confirme junto a nossa Central de Atendimento Rede se os dados do técnico e a Ordem de Serviço são verdadeiros.
• Nunca utilize o celular do técnico para confirmar a visita de manutenção e sim um telefone fixo do estabelecimento.
• Evite que muitos funcionários operem o terminal, caso isso não seja possível mantenha um cadastro dos funcionários sempre atualizados com horários de trabalho.Caso suspeite de alguém, ligue para nós nos telefones 4001 4433 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728 4433 (demais localidades).
-
Dica 3 - Venda com mais segurança
Fique atento na hora da venda. Alguns cuidados fazem a diferença.
• O cartão e o portador devem estar presentes durante toda a venda.
• Cartão de crédito é pessoal e intransferível, portanto, não pode ser utilizado por terceiros.
• Se possível, mantenha o cartão em seu poder até o final da venda.
• Só o titular pode comprar com o cartão. Nunca venda a terceiros.
• Confira sempre a data de validade do cartão.
• Suspeitou do portador ou do cartão?Peça sempre um documento com foto e certifique-se que o titular do cartão é mesmo quem faz as compras. Seguindo essas dicas, você garante muito mais segurança e mais vendas.
E você já sabe, se o portador do cartão apresentar algum comportamento suspeito, ligue para a nossa Central de Atendimento Rede: 4001 4433 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728 4433 (demais localidades).
-
Dica 4 - Navegue na internet com segurança
Oferecemos algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia ao acessar a internet. Confira:
• Evite entrar em sites que contenham conteúdo duvidoso.
• Não abra e-mails com conteúdo suspeito ou de remetentes que não conheça.
• Tome cuidado especial com anexos e links nos e-mails, principalmente com as terminações .exe, .scr e .zip.
• Evite realizar downloads de sites desconhecidos.
• Quando criar uma senha, utilize números e símbolos para evitar que a sua senha seja facilmente descoberta.
• Troque sua senha com frequencia e evite utilizá-la para diferentes ocasiões.
• Utilize e mantenha sempre atualizada sua ferramenta de antivírus e proteção pessoal.
• Certifique-se que o site é de confiança antes de realizar qualquer cadastro, principalmente com informações pessoais.Dessa forma, você mantém o seu computador protegido e sem vírus.
-
Dica 5 - O que é PCI?
PCI (Payment Card Industry) é o padrão de segurança para a indústria de cartões de pagamento que foi desenvolvido pelas principais bandeiras de cartões internacionais, com o objetivo de implementar e aprimorar a proteção dos dados sensíveis do portador de cartão. Este padrão será aplicado a todas as empresas que armazenam, processam ou transmitem dados de cartão.
É o programa de segurança da informação mais utilizado no mundo e a Rede é uma adquirente certificada e aderente às regras estipuladas pelo PCI.
Acesse a certificação PCI da Rede.
-
Dica 6 - Troca de terminal
Evite fraudes em seu estabelecimento
Fique atento ao novo golpe de Troca de Terminal.
Como ocorre?
O fraudador retira o seu terminal Rede e troca por um equipamento de outro estabelecimento. Dessa forma todas as suas vendas feitas nesse terminal substituído indevidamente serão creditadas em outra conta bancária.Como evitar?
• Não deixar o seu terminal em locais de fácil acesso sem a supervisão de uma pessoa de confiança.
• Não deixe que pessoas sem autorização façam manutenção do(s) seu(s) terminal(is).
• Diariamente verifique o nome e o número do estabelecimento impressos nos comprovantes de vendas.
• Não perca o seu terminal de vista e nem deixe que seja levado para o interior de veículos.
• Faça diariamente a conciliação entre as vendas realizadas e seu extrato bancário. -
Dica 7 - Treinamentos online
Você também pode fazer nossos treinamentos online:
Vendendo com Segurança Cartão Não Presente
Treinamento de Prevenção à fraude para vendas por telefone e/ou internet. Nele, você encontrará várias dicas e procedimentos para deixar o seu negócio sempre protegido.
Clique aqui.Vendendo com Segurança Turismo
Treinamento de Prevenção à fraude para agências de viagens e empresas de turismo. Nele, você encontrará várias dicas e procedimentos para deixar o seu negócio sempre protegido.
Clique aqui.Vendendo com Segurança Cartão Presente
Treinamento de Prevenção à fraude para vendas com cartão de crédito . Nele, você encontrará várias dicas e procedimentos para deixar o seu negócio sempre protegido.
Clique aqui. -
Dica 8 - Links relacionados
Fique atento!
A Rede identificou uma nova modalidade de fraude que atinge diretamente estabelecimentos que possuem a tecnologia TEF.
Tenha acesso ao documento exclusivo sobre essa fraude, e as ações preventivas para proteger seu estabelecimento. Clique aqui.
Atendimento rápido e fácil onde você estiver
Telefone
Se tiver dúvidas ligue para:
capitais e regiões metropolitanas
demais localidades
De segunda a sábado, das 8h às 22h.
Domingos e feriados, das 9h às 21h.
Fale Conosco
Envie sua solicitação pelo site que em breve você será contatado por e-mail.
Envie uma mensagemOuvidoria
Caso você tenha entrado em contato com a Rede e não ficou satisfeito com o atendimento, ligue para nossa ouvidoria.
todas as localidades