Transformação digital na saúde: saiba como se preparar

A adoção de novas tecnologias e modelos de gestão em negócios do ramo de saúde se tornaram um diferencial competitivo chave. Fique por dentro!

Conteúdo produzido por TOTVS

Publicado em 15 jun 2022

Dois profissionais da área da saúde interagindo com um monitor. Ambos vestem jaleco branco.
Dois profissionais da área da saúde interagindo com um monitor. Ambos vestem jaleco branco.

Medicina e tecnologia sempre caminharam lado a lado. A evolução dos tratamentos de saúde é marcada pelo uso de ferramentas e inovações que apoiam o trabalho dos profissionais nos negócios e instituições de saúde. Com o processo de transformação digital na saúde, essa mudança se tornou ainda mais evidente. A adoção de novas tecnologias e modelos de gestão se tornaram um diferencial competitivo muito importante para hospitais, clínicas e instituições do ramo de saúde de forma geral.

Se há menos de cem anos, em 1933, acontecia o primeiro transplante de órgãos entre humanos, que falhou (a primeira tentativa bem-sucedida aconteceu em 1950), hoje os cientistas já estudam o desenvolvimento de órgãos eficientes a partir de impressão 3D.

Bem, voltando ao dia a dia das instituições de saúde, a tecnologia otimiza desde o agendamento de consulta até a realização de um procedimento cirúrgico.

Neste artigo, vamos falar sobre como se preparar para a transformação digital na saúde, quais os impactos do uso de tecnologias no setor, além da expansão de negócios ligados à farma e saúde.

Boa leitura!

O que é transformação digital na saúde?

Mais do que um investimento pontual em determinada tecnologia realizado por um hospital ou clínica, a transformação digital na saúde está ligada tanto à estratégia mais ampla quanto à cultura organizacional de um negócio.

Os pacientes buscam por atendimentos mais rápidos, humanizados e efetivos, e o caminho para fornecer este tipo de assistência parte do uso das tecnologias voltadas para o setor da saúde.

A ideia é simplificar e desburocratizar processos, a partir da centralização de dados estratégicos, possibilidade de realizar análises precisas, além da busca por mais eficiência, produtividade e segurança nos procedimentos.

A transformação digital na saúde contribui ainda para a construção de uma dinâmica mais humana entre médico e paciente. Prontuários eletrônicos, por exemplo, permitem que o profissional de saúde resgate rapidamente o histórico médico do paciente e realize um atendimento muito mais bem direcionado.

Há ainda aplicativos para smartphones que ajudam os pacientes a entenderem melhor o seu quadro clínico, assim como as decisões relacionadas ao seu tratamento.

Indo além, por meio das próprias redes sociais, as pessoas podem escolher um profissional de sua preferência com base em opiniões de pacientes anteriores. Muitos médicos, inclusive, utilizam redes como LinkedIn e Instagram para mostrar o seu trabalho.

CONFIRA DICAS PARA DESTACAR SEU NEGÓCIO NAS REDES SOCIAIS

O fato é que a transformação digital na saúde não começa no interior das empresas ou instituições. Está em todo o ciclo de busca e acolhimento por serviços de saúde.

Como se preparar para a transformação digital na saúde?

A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital no Brasil. Isso pode ser observado em diferentes setores, como exemplo a adoção do trabalho remoto por empresas dos mais diversos ramos de atuação.

É importante lembrar que procurar ganhar eficiência operacional por meio do uso de uma ou outra tecnologia, como um sistema de agendamento de consulta, mas não contemplar as demais etapas da jornada do paciente neste processo, pode ser pouco eficiente.

Se o paciente ainda precisa passar por uma longa espera na clínica para ser atendido, ou sai da consulta com uma receita médica em papel, ainda que tenha feito o processo de agendamento online, a sua experiência não está sendo priorizada.

Incorporar, de fato, a transformação digital na saúde implica no investimento em diferentes ferramentas digitais e soluções de gestão que dêem conta da complexidade de todos os processos que acontecem diariamente em um hospital ou clínica.

Confira algumas formas de levar a transformação digital para o seu negócio de saúde!

Telemedicina

O Senado aprovou, em 2020, o uso emergencial da telemedicina durante a pandemia, para desafogar os hospitais e seguir as recomendações de isolamento social. Com a medida, observou-se uma ampliação no acesso à saúde, que favoreceu especialmente as pessoas que vivem em regiões mais distantes.

Em abril de 2022, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza e conceitua definitivamente a prática da telessaúde em todo o território nacional. A proposta (PL 1998/20) será enviada ao Senado.

De acordo com o texto, será considerada telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde a distância por meio do uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Tais tecnologias envolvem, por exemplo, a transmissão segura de dados e informações de saúde por meio de textos, sons, imagens e outras formas consideradas adequadas.

Inteligência artificial

A inteligência artificial está relacionada à capacidade das máquinas de simularem a capacidade do ser humano de raciocinar e resolver problemas específicos, de modo a chegarem em objetivos determinados.

Por meio da inteligência artificial na área da saúde, é possível otimizar a realização de uma série de processos, como a gestão de leitos. Neste caso, a atualização instantânea de dados permite que diferentes variáveis sejam analisadas, a fim de se calcular a necessidade de mais unidades de leitos na instituição, por exemplo.

Outras aplicações na área da saúde seriam:

●     Contribuir com o diagnóstico de doenças, correlacionando sintomas;

●     Organizar agendas e documentos de forma automática;

●     Calcular a dosagem correta de medicamentos;

●     Realizar o monitoramento remoto de pacientes em tempo real;

●     Apoio em cirurgias a distância;

●     Apresentar previsões relacionadas a risco de doenças, entre outras!

Aparelhos vestíveis

Os dispositivos vestíveis, ou wearable devices, podem ajudar os médicos a acompanharem o estado de saúde dos pacientes.

Muitas pessoas utilizam este tipo de aparelho atualmente, para funções como: aferir os níveis de glicose, pressão arterial e frequência cardíaca.

Expansão de negócios ligados à farma e saúde

Quando o assunto é transformação digital na saúde, não podemos deixar de falar da ampliação dos negócios ligados à farma e saúde.

Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as maiores redes de farmácia do país fecharam 2021 com faturamento de 67,5 bilhões de reais. O percentual representa um aumento de 16,04%, em relação ao ano de 2020.

Trata-se do maior crescimento registrado pelo grupo nos últimos dez anos.

A Abrafarma, que reúne 26 redes de drogarias, aponta que o crescimento histórico é um indicativo de que o brasileiro está mais preocupado com a saúde. Além disso, decorre de uma preocupação maior com a imunidade, tendência que foi reforçada com a pandemia de Covid-19.

A alta nas vendas se deveu, especialmente, ao crescimento das buscas por medicamentos isentos de prescrição. Tal categoria inclui vitaminas e remédios para dor de cabeça, por exemplo.

Trata-se do segmento que mais cresceu, com aumento de 22,9% em relação ao ano de 2020, além de receita de 13 bilhões de reais.

Houve ainda destaque para o aumento nas operações de delivery e e-commerce, que tiveram alta de 56,8% e chegaram a 2,8 bilhões de reais em vendas.

Este aumento indica a continuidade da tendência de aquecimento das vendas online, que foi reforçada após o início da pandemia.

A Abrafarma também destacou a ampliação de serviços oferecidos pelas drogarias, como a realização de testes de covid nas farmácias.

Os dados da associação mostram ainda que os medicamentos responderam por 68% das vendas, com faturamento de 46 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 17% em relação a 2020.

Já os itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tiveram aumento de 14%, com receita de 21 bilhões de reais.

Tecnologias para a transformação digital na saúde

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como a transformação digital vem impactando o segmento da saúde, você sabe que ela não pode ser ignorada!

A boa notícia é que, se você precisa otimizar a gestão da sua instituição de saúde, de ponta a ponta, pode contar com a suíte de tecnologias da TOTVS para o setor da saúde.

Tratam-se de sistemas e aplicações para diferentes tipos de instituição: hospitais; centros clínicos e redes clínicas; operadoras de planos de saúde; e cooperativas médicas.

Saiba mais agora mesmo!

A transformação digital na saúde vem mudando os negócios e, até mesmo, os modelos mais tradicionais no segmento da saúde. Impacta diretamente a forma como médicos, profissionais de saúde em geral e pacientes interagem.

A mudança representa, portanto, uma disrupção de processos e estratégias, além de exigir a adoção de novas tecnologias e modelos de gestão, pautando-se por uma cultura de inovação.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas. 


        

Transformação digital na saúde: saiba como se preparar

Seu negócio aceita cartão? Muitos lojistas ficam em dúvida na hora de decidir se devem ou não oferecer essa opção de pagamento. Afinal, quais são as vantagens da máquina de cartão para as vendas? Antes de fazer essa escolha, é preciso prestar muita atenção ao comportamento dos seus clientes.

Hoje os cartões de débito ou crédito são a preferência dos brasileiros para realizar pagamentos, sendo que mais de 70% dos brasileiros optam por esse meio de pagamento em suas compras, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Pensando nisso, listamos neste artigo as principais vantagens da máquina de cartão para o seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir!

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

A adoção de novas tecnologias e modelos de gestão em negócios do ramo de saúde se tornaram um diferencial competitivo chave. Fique por dentro!

Conteúdo produzido por TOTVS

Publicado em 15 jun 2022

Dois profissionais de saúde, vestindo jaleco branco, interagem em frente a um monitor.
Dois profissionais de saúde, vestindo jaleco branco, interagem em frente a um monitor.

Medicina e tecnologia sempre caminharam lado a lado. A evolução dos tratamentos de saúde é marcada pelo uso de ferramentas e inovações que apoiam o trabalho dos profissionais nos negócios e instituições de saúde. Com o processo de transformação digital na saúde, essa mudança se tornou ainda mais evidente. A adoção de novas tecnologias e modelos de gestão se tornaram um diferencial competitivo muito importante para hospitais, clínicas e instituições do ramo de saúde de forma geral.

Se há menos de cem anos, em 1933, acontecia o primeiro transplante de órgãos entre humanos, que falhou (a primeira tentativa bem-sucedida aconteceu em 1950), hoje os cientistas já estudam o desenvolvimento de órgãos eficientes a partir de impressão 3D.

Bem, voltando ao dia a dia das instituições de saúde, a tecnologia otimiza desde o agendamento de consulta até a realização de um procedimento cirúrgico.

Neste artigo, vamos falar sobre como se preparar para a transformação digital na saúde, quais os impactos do uso de tecnologias no setor, além da expansão de negócios ligados à farma e saúde.

Boa leitura!

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

O que é transformação digital na saúde?

Mais do que um investimento pontual em determinada tecnologia realizado por um hospital ou clínica, a transformação digital na saúde está ligada tanto à estratégia mais ampla quanto à cultura organizacional de um negócio.

Os pacientes buscam por atendimentos mais rápidos, humanizados e efetivos, e o caminho para fornecer este tipo de assistência parte do uso das tecnologias voltadas para o setor da saúde.

A ideia é simplificar e desburocratizar processos, a partir da centralização de dados estratégicos, possibilidade de realizar análises precisas, além da busca por mais eficiência, produtividade e segurança nos procedimentos.

A transformação digital na saúde contribui ainda para a construção de uma dinâmica mais humana entre médico e paciente. Prontuários eletrônicos, por exemplo, permitem que o profissional de saúde resgate rapidamente o histórico médico do paciente e realize um atendimento muito mais bem direcionado.

Há ainda aplicativos para smartphones que ajudam os pacientes a entenderem melhor o seu quadro clínico, assim como as decisões relacionadas ao seu tratamento.

Indo além, por meio das próprias redes sociais, as pessoas podem escolher um profissional de sua preferência com base em opiniões de pacientes anteriores. Muitos médicos, inclusive, utilizam redes como LinkedIn e Instagram para mostrar o seu trabalho.

CONFIRA DICAS PARA DESTACAR SEU NEGÓCIO NAS REDES SOCIAIS

O fato é que a transformação digital na saúde não começa no interior das empresas ou instituições. Está em todo o ciclo de busca e acolhimento por serviços de saúde.

Como se preparar para a transformação digital na saúde?

A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital no Brasil. Isso pode ser observado em diferentes setores, como exemplo a adoção do trabalho remoto por empresas dos mais diversos ramos de atuação.

É importante lembrar que procurar ganhar eficiência operacional por meio do uso de uma ou outra tecnologia, como um sistema de agendamento de consulta, mas não contemplar as demais etapas da jornada do paciente neste processo, pode ser pouco eficiente.

Se o paciente ainda precisa passar por uma longa espera na clínica para ser atendido, ou sai da consulta com uma receita médica em papel, ainda que tenha feito o processo de agendamento online, a sua experiência não está sendo priorizada.

Incorporar, de fato, a transformação digital na saúde implica no investimento em diferentes ferramentas digitais e soluções de gestão que dêem conta da complexidade de todos os processos que acontecem diariamente em um hospital ou clínica.

Confira algumas formas de levar a transformação digital para o seu negócio de saúde!

Telemedicina

O Senado aprovou, em 2020, o uso emergencial da telemedicina durante a pandemia, para desafogar os hospitais e seguir as recomendações de isolamento social. Com a medida, observou-se uma ampliação no acesso à saúde, que favoreceu especialmente as pessoas que vivem em regiões mais distantes.

Em abril de 2022, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza e conceitua definitivamente a prática da telessaúde em todo o território nacional. A proposta (PL 1998/20) será enviada ao Senado.

De acordo com o texto, será considerada telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde a distância por meio do uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Tais tecnologias envolvem, por exemplo, a transmissão segura de dados e informações de saúde por meio de textos, sons, imagens e outras formas consideradas adequadas.

Inteligência artificial

inteligência artificial está relacionada à capacidade das máquinas de simularem a capacidade do ser humano de raciocinar e resolver problemas específicos, de modo a chegarem em objetivos determinados.

Por meio da inteligência artificial na área da saúde, é possível otimizar a realização de uma série de processos, como a gestão de leitos. Neste caso, a atualização instantânea de dados permite que diferentes variáveis sejam analisadas, a fim de se calcular a necessidade de mais unidades de leitos na instituição, por exemplo.

Outras aplicações na área da saúde seriam:

●     Contribuir com o diagnóstico de doenças, correlacionando sintomas;

●     Organizar agendas e documentos de forma automática;

●     Calcular a dosagem correta de medicamentos;

●     Realizar o monitoramento remoto de pacientes em tempo real;

●     Apoio em cirurgias a distância;

●     Apresentar previsões relacionadas a risco de doenças, entre outras!

Aparelhos vestíveis

Os dispositivos vestíveis, ou wearable devices, podem ajudar os médicos a acompanharem o estado de saúde dos pacientes.

Muitas pessoas utilizam este tipo de aparelho atualmente, para funções como: aferir os níveis de glicose, pressão arterial e frequência cardíaca.

Apesar dos obstáculos, elas já são maioria entre donos de negócios em fase inicial e impactam positivamente a economia do país

Por Abril Branded Content

22 ago 2018, 18h24 - Publicado em 20 ago 2018, 16h17

 

Expansão de negócios ligados à farma e saúde

Quando o assunto é transformação digital na saúde, não podemos deixar de falar da ampliação dos negócios ligados à farma e saúde.

Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as maiores redes de farmácia do país fecharam 2021 com faturamento de 67,5 bilhões de reais. O percentual representa um aumento de 16,04%, em relação ao ano de 2020.

Trata-se do maior crescimento registrado pelo grupo nos últimos dez anos.

A Abrafarma, que reúne 26 redes de drogarias, aponta que o crescimento histórico é um indicativo de que o brasileiro está mais preocupado com a saúde. Além disso, decorre de uma preocupação maior com a imunidade, tendência que foi reforçada com a pandemia de Covid-19.

A alta nas vendas se deveu, especialmente, ao crescimento das buscas por medicamentos isentos de prescrição. Tal categoria inclui vitaminas e remédios para dor de cabeça, por exemplo.

Trata-se do segmento que mais cresceu, com aumento de 22,9% em relação ao ano de 2020, além de receita de 13 bilhões de reais.

Houve ainda destaque para o aumento nas operações de delivery e e-commerce, que tiveram alta de 56,8% e chegaram a 2,8 bilhões de reais em vendas.

Este aumento indica a continuidade da tendência de aquecimento das vendas online, que foi reforçada após o início da pandemia.

A Abrafarma também destacou a ampliação de serviços oferecidos pelas drogarias, como a realização de testes de covid nas farmácias.

Os dados da associação mostram ainda que os medicamentos responderam por 68% das vendas, com faturamento de 46 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 17% em relação a 2020.

Já os itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tiveram aumento de 14%, com receita de 21 bilhões de reais.

Tecnologias para a transformação digital na saúde

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como a transformação digital vem impactando o segmento da saúde, você sabe que ela não pode ser ignorada!

A boa notícia é que, se você precisa otimizar a gestão da sua instituição de saúde, de ponta a ponta, pode contar com a suíte de tecnologias da TOTVS para o setor da saúde.

Tratam-se de sistemas e aplicações para diferentes tipos de instituição: hospitais; centros clínicos e redes clínicas; operadoras de planos de saúde; e cooperativas médicas.

Saiba mais agora mesmo!

A transformação digital na saúde vem mudando os negócios e, até mesmo, os modelos mais tradicionais no segmento da saúde. Impacta diretamente a forma como médicos, profissionais de saúde em geral e pacientes interagem.

A mudança representa, portanto, uma disrupção de processos e estratégias, além de exigir a adoção de novas tecnologias e modelos de gestão, pautando-se por uma cultura de inovação.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas. 


 

Saiba qual diversidade tem ganhado espaço

Mãos unidas: trabalho em equipe

Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...

Empreendedora aposta em setor inovador

Raquel Molina foi eleita a empreendedora do ano na feira de drones DroneShow

Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...

Mulheres dão a força ao empreendedorismo

Mulher empreendedora no balcão de loja

Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...

Saiba qual diversidade tem ganhado espaço

Mãos unidas: trabalho em equipe

Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...

Empreendedora aposta em setor inovador

Raquel Molina foi eleita a empreendedora do ano na feira de drones DroneShow

Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...

Mulheres dão a força ao empreendedorismo

Mulher empreendedora no balcão de loja

Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...