Separamos algumas dicas e informações sobre o ramo para você não ficar de fora. Confira!
Por Natália Antunes
Publicado em 25 setembro 2020
Grandes aeroportos sem voos e pontos turísticos, como o Cristo Redentor e a Torre Eiffel, vazios. Cenas como estas eram inimagináveis antes de 2020, mas, com a necessidade de ficar em casa devido à pandemia do coronavírus, o setor do turismo acabou sendo diretamente afetado e, agora, começa a dar os primeiros passos para recuperar seu fôlego com a retomada do comércio.
Se você ainda não sabe se está pronto para reabrir o seu negócio com prevenção, vem com a Rede que separamos algumas dicas e informações sobre o ramo para você não ficar de fora. Confira!
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) e pelo Laboratório de Estudos de Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília mostrou que 60% dos entrevistados que ainda planejam alguma viagem em 2020 preferem destinos nacionais.
Com a flexibilização da quarentena, os primeiros passeios que ganharam força foram as viagens para regiões próximas e de tempo mais curto, como finais de semana e feriados, em que os turistas puderam se locomover de carro, por ser mais seguro. De acordo com estudos de mercado, agora, em setembro, as viagens via transporte aéreo começaram a aumentar.
Se você possui um hotel, hostel, pousada ou agência de viagens a hora de investir na divulgação é agora! Procure criar pacotes e promoções para destinos nacionais e publique as atrações turísticas com frequência nas redes sociais do seu negócio para gerar desejo, engajamento e, assim, converter em vendas e reservas!
De acordo com as análises do setor neste período, é provável que as primeiras viagens internacionais comecem a acontecer em dezembro de 2020, mas com foco em eventos corporativos e não voltados para o turismo. Este deve ter sua retomada a partir do início de 2021.
Além das medidas básicas de prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes públicos e de álcool em gel, é preciso transparecer que seu negócio está pronto para receber turistas de todo o mundo.
Seja você um hotel ou um bar na praia, por exemplo, deixe todo o ambiente sinalizado e procure criar métodos que evitem aglomerações, limitando a entrada de turistas em espaços compartilhados, como piscina, salão, entre outros.
Ofereça todo equipamento de proteção para seus funcionários e veja a possibilidade de realizar higienizações e limpezas com maior frequência. O importante é ter um estabelecimento no padrão das normais sanitárias de acordo com o seu ramo e estado, até para evitar despesas como multas e reclamações de clientes.
Outro ramo que tem crescido exponencialmente é o chamado turismo de isolamento, um movimento não exatamente por férias ou para curtir um determinado destino em si, mas para mudar seu endereço de isolamento.
Com isso, pessoas estão alugando imóveis por longos períodos para seguirem isoladas em quarentena, mas em outro lugar. Ou contratando longas estadias em propriedades hoteleiras.
Se você é proprietário de um hostel ou uma pousada, veja a possibilidade de adaptar o local ou seus pacotes de hospedagens para valores mensais. Divulgue e ressalte informações como internet, sinal de telefone, entre outras informações que garantam que a pessoa possa fazer o home office enquanto estiver no seu negócio.
Para bares e restaurantes, que tal começar a oferecer delivery de pratos e adaptar a cozinha para pratos executivos, além de aceitar vale-benefícios em sua maquininha como mais um canal de vendas? Lembre-se sempre de divulgar.
Independentemente das dificuldades, é preciso tentar pensar fora da caixa neste momento para conseguir retomar suas vendas aos poucos. Para ter ainda mais ajuda, é preciso parceria. Procure uma rede de parceiros e esteja sempre em contato com associações e conselhos turísticos para estar por dentro das novidades e informações que se encaixam no seu negócio.
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