Os principais desafios das mulheres empreendedoras

Conheça os principais desafios enfrentados pelas mulheres para se ter um negócio de sucesso.

Conteúdo produzido por Itaú Mulher Empreendedora

Publicado em 16 mar 2022

Duas mulheres segurando pranchetas nas mãos, fazendo anotações do que aparenta ser um controle de estoque. A mulher em primeiro plano tem o cabelo curto e usa uma camiseta listrada de preto e branco sob um avental branco.
Duas mulheres segurando pranchetas nas mãos, fazendo anotações do que aparenta ser um controle de estoque. A mulher em primeiro plano tem o cabelo curto e usa uma camiseta listrada de preto e branco sob um avental branco.

É fato que elas estão empreendendo mais e os números já demonstram este fenômeno. Hoje quase 45% dos pequenos negócios são conduzidos por empreendedoras, mas este é um fenômeno recente e como tudo que é novo apresenta uma série de desafios. Empreender exige estômago, nervos de aço e muita dedicação. Nestes quesitos as mulheres são ótimas.

Vamos falar aqui dos principais desafios para ter um negócio de sucesso:

A primeira pergunta, tenho de fato um negócio?

Esta é uma pergunta que toda empreendedora deveria fazer: eu tenho de verdade um negócio ou tenho um meio de sobrevivência?

O melhor dos mundos é você ter um negócio que foi criado para atender as necessidades de um grupo de clientes. Mas a grande maioria cria um negócio e depois vai buscar os clientes, e aí que a dificuldade aparece. As empreendedoras na grande maioria trabalham com serviços e em áreas de conforto. O desafio é encontrar dentro da dessa área de conforto uma oportunidade de negócio com produtos ou serviços. Uma dica: leia muito e acompanhe o que acontece no mundo. Normalmente bons negócios surgem de problemas.

Ser gestora e não ser a melhor empregada do seu negócio

Cuidar de todos os assuntos, a toda hora, é um dos grandes desafios das empreendedoras.

As mulheres culturalmente gostam de ter o domínio sobre todas as situações e isto pode causar uma série de transtornos, pois um negócio depende muito mais da capacidade de gestão do que da capacidade de cuidar dos assuntos. Uma dica importante é: aprenda a delegar e a aceitar que as pessoas trabalhem de formas diferentes e organize suas atividades, considerando sempre o que é mais importante para sua empresa, os clientes e o futuro do negócio.

Sei fazer, mas não sei vender

Este é um grande dilema para as empreendedoras, a grande maioria não se vê como vendedora. Sabe produzir seu produto ou serviço, mas tem dificuldade na hora de vender e divulgar. Já dizia Steve Jobs, todo empreendedor tem que ser vendedor. É uma questão de sobrevivência, afinal uma empresa sobrevive sem muitas coisas, mas não sobrevive sem vender. Dica: faça cursos rápidos com técnicas de vendas e comunicação ou, se sua estrutura permite, contrate um bom vendedor, mas acompanhe de perto o trabalho dele.

Não gosto de finanças

Esta é uma frase muito comum e o mais curioso é que normalmente as mulheres é que são responsáveis pelas finanças da casa, mas tem muito receio de lidar com as finanças da empresa. Um dos motivos é a grande burocracia que envolve uma pequena empresa, além das várias obrigações legais como impostos, folha de pagamento, entre outras. Uma dica importante é: você tem que saber como conduzir as finanças da sua empresa, mesmo que seja um funcionário ou um sócio que seja o responsável, o básico você precisa conhecer. Você precisa saber a formação de preços dos seus produtos ou serviços, a margem necessária e acompanhar na ponta do dedo o caixa da sua empresa, afinal é ele que determina a sua saúde financeira.

Preciso divulgar meu produto ou serviço

Pequenos empreendedores sem verba de propaganda há alguns anos só tinham alguns caminhos para divulgar sua empresa, mas o mundo da internet abriu uma vastidão de oportunidades com redes sociais, blogs e tudo mais. Isto é muito bacana, mas exige tempo e estratégia. A primeira dica é: Saiba quem é de fato seu cliente. Muitas empreendedoras não sabem responder esta pergunta ou respondem de forma muito abrangente. Sabendo quem é seu cliente, estabeleça uma boa estratégia de marca e comunicação, comece tendo um site bem feito, claro e útil. Se você domina algum conteúdo interessante, crie um blog, mesmo que não diretamente ligado ao nome da sua empresa. Tenha um bom cartão de visita, participe de redes de contatos e eventos de networking. Redes sociais é um ótimo caminho, mas exige conhecimento, tempo e disciplina. Defina quem cuidará de redes sociais e capacite com cursos e treinamentos que existem no mercado, muitos deles gratuitos.

Foco, foco, foco sempre

Sim queremos dominar o mundo e principalmente agora. Mas dominar o mundo exige tempo, portanto foque no que é importante, ou seja, o futuro do seu negócio. Muitas vezes dedicamos a maior parte do nosso tempo a resolver coisas urgentes e não as que de fato são importantes. Aprenda a delegar e não seja o empreendedor “diz que tem“. No começo é difícil, mas é necessário para o crescimento do seu negócio.

E por fim, aproveite! Você faz parte de um grupo de pessoas que tem um perfil diferenciado, afinal não é qualquer um que pode cuidar de uma empresa, família, casa, filhos e cia. Otimismo sempre! Empreendedor é otimista por natureza, só alie o otimismo à execução, essencial para a sobrevivência.


        

5 dicas valiosas de mulheres empreendedoras

Seu negócio aceita cartão? Muitos lojistas ficam em dúvida na hora de decidir se devem ou não oferecer essa opção de pagamento. Afinal, quais são as vantagens da máquina de cartão para as vendas? Antes de fazer essa escolha, é preciso prestar muita atenção ao comportamento dos seus clientes.

Hoje os cartões de débito ou crédito são a preferência dos brasileiros para realizar pagamentos, sendo que mais de 70% dos brasileiros optam por esse meio de pagamento em suas compras, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Pensando nisso, listamos neste artigo as principais vantagens da máquina de cartão para o seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir!

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

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Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para empreender e mostram dicas práticas para seguir em busca do sucesso

Por Bruna Totaro

Publicado em 08 ago 2019

mulheres falando sobre suas experiências para uma plateia
mulheres falando sobre suas experiências para uma plateia

Mesmo diante de desafios e preconceitos, cada vez mais mulheres driblam dificuldades com maestria para empreender e desenvolver o propósito da sua empresa

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

“Quando fui empreender não senti dificuldade pelo fato de ser mulher. Acho que ser mulher me empurrou para o mundo do empreendedorismo”, afirmou Sandra Turchi, sócia-diretora da consultoria Digitalents, durante o bate-papo “Mulheres empreendedoras no mundo digital”, que lotou o estande da Rede no Fórum E-commerce Brasil 2019. Assim como ela, Fernanda Nascimento, sócia fundadora da Stratlab, e outras mulheres brasileiras que têm filhos, Sandra foi demitida da empresa que trabalhava depois da licença-maternidade. Barreira? Sim. Mas foi aí que surgiu o empreendedorismo como alternativa e, depois, se revelou em uma grande oportunidade.

Junto à Sandra e Fernanda, a sócia fundadora da Dress & Go, Mariana Penazzo, e uma das representantes do projeto Itaú Mulher Empreendedora, Marina Bautista, compartilharam experiências e dicas de como empreender sem medo, mesmo em mercados considerados majoritariamente masculinos.

1- GERE AUTORIDADE

“O seu sócio vem ou é só você? ” – Essa é a pergunta que Fernanda, dona da agência Stratlab, assim como muitas empreendedoras já ouviram em várias reuniões. Para ela, a dica para quem está começando a empreender é gerar autoridade. “Escrever na internet, se posicionar, compartilhar, mesmo que em sua rede pessoal, tudo o que você sabe e conhece sobre o mercado em que atua.  Sua empresa vai se fortalecer e você verá que esse é o valor que vai ficar e fazer com que as pessoas ignorem todo o resto”, compartilha Fernanda. “Quando comecei também foi assim, um ‘Run, Forrest, Run’. Fui gerando autoridade, descobrindo modelos de negócio, pivotando, até fazer o que realmente gostava. E agora, quando meu sócio vai às reuniões sem mim, a pergunta mudou de tom. É sempre: ‘poxa, mas e ela, não vem? ’”.

2- BUSQUE REDE DE APOIO

Marina Bautista, da equipe do Itaú Mulher Empreendedora, acredita que buscar redes de apoio é fundamental para trocar mais experiências e fortalecer novos negócios de mulheres em diferentes segmentos. “É um pouco do que tentamos promover no Itaú, estimular a conexão de mulheres e que elas procurem formar grupos de apoio segmentados também, como "mulheres no setor automobilístico", "mulheres no varejo" e etc.”.

Apesar dos obstáculos, elas já são maioria entre donos de negócios em fase inicial e impactam positivamente a economia do país

Por Abril Branded Content

22 ago 2018, 18h24 - Publicado em 20 ago 2018, 16h17

 

3- FUJA DA AUTOSSABOTAGEM

“Muito do que a gente discute, inclusive sobre estereótipos, é uma construção histórica social que demanda mais tempo, diálogo e conscientização. Mas, tem também um fator que parte de nós, que é a autossabotagem. “As mulheres se sabotam daquilo que elas podem fazer e até onde podem chegar. Normalmente os homens se aplicam para algum desafio maior e se sentem muito preparados. Se estão 50% preparados dizem que estão 100%. A mulher está 70% preparada mas acha que está 30”. A dica, aqui, é fazer uma autorreflexão para desenvolver e revelar mais as suas próprias potencialidades.

4- AGRADEÇA E APROVEITE AS OPORTUNIDADES

“Nosso lema na Dress & Go é agradeça. Por você ser mulher pode ser considerada um nicho onde está, ter uma oportunidade de uma reunião legal que um homem não teria. Tem vários investidores que focam em investir em mulher, então vai falar com esse cara. Depende do business, mas sempre aparecem oportunidades”, afirma Mariana Penazzo, sócia fundadora da Dress & Go há sete anos. Ela aconselha para sempre olhar a vida do lado mais positivo e transformar o que poderia ser um problema em uma oportunidade. “A dica é entender que os desafios vêm para a gente se fortalecer e já ir para o próximo. Porque vai ter próximo”.

5- SOBRETUDO, RESISTA

Para Sandra Turchi, a força da mulher está na resistência. “Na hora de empreender eu não senti grande preconceito por ser mulher. Tinha sentido tudo antes, no mundo corporativo. Já tinha trabalhado como executiva em mercados como varejo e indústria financeira, então já vim sendo treinada antes mesmo de empreender”. Sandra aconselha a resistir: às adversidades e aos tons de desconfiança. Além disso, estar disposta a aprender e reaprender, buscando sempre conhecimento para acertar nas escolhas de parceiros e fornecedores, também é uma de suas principais dicas para trabalhar no universo digital.


 

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