Formas de pagamento: conheça as vantagens de cada uma

Saiba mais sobre as principais formas de pagamento disponíveis e avalie quais sua empresa utiliza atualmente.

Conteúdo produzido por Itaú Mulher Empreendedora

Publicado em 20 jul 2022

Mulher de cabelos longos e soltos, sentada num sofá, com um computador no colo, segurando um cartão de crédito em uma das mãos.
Mulher de cabelos longos e soltos, sentada num sofá, com um computador no colo, segurando um cartão de crédito em uma das mãos.

Lojistas que vendem produtos ou prestam serviços são responsáveis por facilitar a jornada de compra dos seus clientes, independentemente da etapa. Quando bem estruturada, essa facilitação pode ser um diferencial competitivo. Por isso, é importante aprender sobre as principais formas de pagamento disponíveis e avaliar quais sua empresa utiliza atualmente.

Afinal, quanto mais opções você disponibilizar para facilitar a vida do seu consumidor, maiores tendem a ser as possibilidades de fechar o seu caixa com lucros consideráveis ao final do mês.

Por que é importante ter várias formas de pagamento?

Não basta que uma empresa disponibilize as formas de pagamento que forem mais convenientes para sua operação, pois elas precisarão também ser escolhidas e usadas pelos clientes.

Antigamente, as transações eram feitas apenas com dinheiro em espécie, mas houve uma grande transformação nesse sentido e, agora, existem outras maneiras mais práticas de pagar por um produto ou serviço. Contudo, vale destacar aqui que continuar oferecendo a possibilidade de receber em dinheiro ainda é uma boa, uma vez que metade dos brasileiros prefere pagar em dinheiro.

Talões de cheques, por exemplo, que já foram bastante tradicionais, estão perdendo espaço para alternativas mais práticas e tecnológicas, que devem evoluir cada vez mais na direção da transformação digital. Quando você se mostra em sintonia com tal tendência, a percepção de valor do público aumenta, bem como sua credibilidade e autoridade no segmento.

Quais são as principais formas de pagamento?

Você já viu como é importante disponibilizar várias formas de pagamento. Imagine que um cliente chega ao seu site, encanta-se com os produtos ou serviços oferecidos e, na hora de pagar, não encontra uma modalidade que atenda às suas expectativas.

Seria terrível para seu negócio, não é mesmo? Por isso, não deixe de conferir as principais opções que você tem atualmente. Veja.

Maquininha

Não dá para falar nas principais formas de pagamento sem citar as populares maquininhas. Como você já deve ter visto e usado inúmeras vezes, trata-se de um aparelho que centraliza terminais de processamento de cartões de débito ou crédito, cujos dados podem ser transmitidos através de conexões com a internet, com ou sem fio.

Atualmente, tais dispositivos estão espalhados por vários balcões de lojas, restaurantes e empresas de todos os portes imagináveis, mediando transações de milhões de produtos e serviços todos os dias. No entanto, embora facilitem a rotina, as maquininhas acarretam alguns custos que devem ser previstos, como taxas e um valor de locação mensal.

Vantagens: aceitam cartões de crédito, débito, pagamentos por aproximação e até Pix. Basta ter conexão com a internet para funcionar.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas em todo o mundo e oferece comodidade para clientes e vendedores. Uma de suas vantagens mais celebradas está no fato de permitir parcelamentos de forma segura, protegendo a empresa contra possíveis inadimplências e com o recebimento assegurado por parte da operadora financeira.

Muita gente sai de casa apenas com seu cartão e deixa de lado o dinheiro, uma vez que ele é aceito em praticamente qualquer estabelecimento. Para o consumidor, a desvantagem são os juros em caso de atraso no pagamento e ultrapassagem do limite. Além disso, há uma taxa por transação cobrada sobre cada venda efetuada, que costuma ser embutida no preço.

Em relação ao prazo de recebimento, você sabia que a Rede possui diversas modalidades de antecipação e que você pode receber por suas vendas até no mesmo dia? Confira aqui.

Vantagens: menor risco de inadimplência, possibilidade de fazer vendas parceladas.

Cheque

Os cheques já foram extremamente populares em todo o mundo, mas seguem perdendo espaço. Na realidade, trata-se de um título de crédito, ou seja, uma ordem de pagamento emitida em favor de terceiros, considerando os fundos que a pessoa tem em uma instituição, como um banco.

Os seus pontos altos estão na praticidade de preenchimento e na ausência de taxas de administração, o que justifica sua popularidade com varejistas que operam com valores mais altos. Por outro lado, as desvantagens se concentram no tempo de demora para ser compensado e, principalmente, na grande quantidade de fraudes e falsificações.

Vantagens: não possui taxas. O empresário pode receber o pagamento de consumidores que não usam cartão de crédito, mas gostariam de obter o produto ou serviço imediatamente e pagar em outro dia.

Boleto

Receber valores por meio de boletos bancários é algo que já deve fazer parte do planejamento de qualquer empreendedor no Brasil, pois a opção vem se tornando bastante popular e é utilizada nos mais variados segmentos do mercado. Além disso, oferece maior controle para o vendedor, facilitando sua rotina diária.

Para isso, basta fazer a emissão e enviar para o cliente, cabendo a ele a responsabilidade de liquidar o débito até a data de vencimento estipulada. Entretanto, existem alguns pontos negativos, como o risco de desistência da compra, a demora para registro do pagamento e a possibilidade de ter que arcar com algumas taxas.

Vantagens: facilidade de controle dos pagamentos, popularidade.

Quais as formas de pagamento no cenário omnichannel?

Acima, falamos sobre as principais formas de pagamento no mercado tradicional. Porém, o empreendedor sabe que a realidade aponta para a internet, criando um cenário omnichannel, ou seja, de atender integrando diferentes canais. Com isso, surgem alternativas que podem ser mais vantajosas. Confira.

Link de pagamento

Nos tempos mais recentes, o link de pagamento vem se configurando como uma das melhores formas de pagamento no cenário omnichannel, sendo uma solução prática para débitos digitais individuais. É um modelo que possibilita que o vendedor envie um link para que o seu cliente realize a quitação do valor de um pedido, da forma que for mais conveniente.

Por meio do link de pagamento, o empreendedor fornece para o consumidor um checkout de vendas, ou seja, a página de finalização de compras já personalizada com os itens que o cliente escolheu adquirir. Lembre-se que, por trás de todo link de pagamento, há uma plataforma online, capaz de transmitir os dados para os demais agentes envolvidos na transação, como a instituição emissora do cartão, o antifraude e assim por diante.

Os valores cobrados pela operação dependem de cada instituição financeira. Na Rede, o Link de Pagamento Rede é gratuito e já vem com antifraude integrado. 

O link de pagamento funciona tanto para lojas físicas quanto e-commerces e pode servir, inclusive, para fazer promoções relâmpago, usando o gatilho da escassez, por exemplo. É possível anunciar um produto nas redes sociais por um preço especial por tempo limitado - e aí, basta colocar prazo de expiração no link do pagamento.

Entre os seus pontos altos, está a praticidade de poder fazer o envio por e-mail, mídias sociais, WhatsApp, SMS ou praticamente qualquer outra maneira. Também é uma escolha certeira para quem precisa de mais agilidade na cobrança. 

Pix

Atualmente, é impossível falar das principais formas de pagamento disponíveis sem mencionar o Pix, tamanho o seu sucesso e rápida inclusão na rotina dos brasileiros. Sua criação recente pelo Governo Federal vem se demonstrando um grande acerto, pois o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central movimenta milhões todos os dias, sem custos para o cidadão.

Com o Pix, é possível quitar débitos em segundos, recebendo a confirmação em tempo real. Para isso, basta usar uma chave ou um QR Code, de forma que o vendedor receba o dinheiro na hora. 

Você sabia que é possível vender com Pix direto nas maquininhas da Rede? É prático, pois todos os seus recebimentos ficam centralizados na mesma maquininha.

Agora, você já sabe quais são as principais formas de pagamento e pode avaliar aqueles que sua empresa utiliza, promovendo as mudanças necessárias e proporcionando uma melhor experiência ao cliente!


        

Formas de pagamento: conheça as vantagens de cada um

Seu negócio aceita cartão? Muitos lojistas ficam em dúvida na hora de decidir se devem ou não oferecer essa opção de pagamento. Afinal, quais são as vantagens da máquina de cartão para as vendas? Antes de fazer essa escolha, é preciso prestar muita atenção ao comportamento dos seus clientes.

Hoje os cartões de débito ou crédito são a preferência dos brasileiros para realizar pagamentos, sendo que mais de 70% dos brasileiros optam por esse meio de pagamento em suas compras, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Pensando nisso, listamos neste artigo as principais vantagens da máquina de cartão para o seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir!

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

Saiba mais sobre as principais formas de pagamento disponíveis e avalie quais sua empresa utiliza atualmente.

Conteúdo produzido por Itaú Mulher Empreendedora

Publicado em 20 jul 2022

Mulher de cabelos longos e soltos, sentada no sofá, com um computador no colo e um cartão de crédito em uma das mãos
Mulher de cabelos longos e soltos, sentada no sofá, com um computador no colo e um cartão de crédito em uma das mãos

Lojistas que vendem produtos ou prestam serviços são responsáveis por facilitar a jornada de compra dos seus clientes, independentemente da etapa. Quando bem estruturada, essa facilitação pode ser um diferencial competitivo. Por isso, é importante aprender sobre as principais formas de pagamento disponíveis e avaliar quais sua empresa utiliza atualmente.

Afinal, quanto mais opções você disponibilizar para facilitar a vida do seu consumidor, maiores tendem a ser as possibilidades de fechar o seu caixa com lucros consideráveis ao final do mês.

Depois de fazer um bom balanço do ano que se encerra, traçar metas para 2019 exige planejamento e inovação

Por que é importante ter várias formas de pagamento?

Não basta que uma empresa disponibilize as formas de pagamento que forem mais convenientes para sua operação, pois elas precisarão também ser escolhidas e usadas pelos clientes.

Antigamente, as transações eram feitas apenas com dinheiro em espécie, mas houve uma grande transformação nesse sentido e, agora, existem outras maneiras mais práticas de pagar por um produto ou serviço. Contudo, vale destacar aqui que continuar oferecendo a possibilidade de receber em dinheiro ainda é uma boa, uma vez que metade dos brasileiros prefere pagar em dinheiro.

Talões de cheques, por exemplo, que já foram bastante tradicionais, estão perdendo espaço para alternativas mais práticas e tecnológicas, que devem evoluir cada vez mais na direção da transformação digital. Quando você se mostra em sintonia com tal tendência, a percepção de valor do público aumenta, bem como sua credibilidade e autoridade no segmento.

Quais são as principais formas de pagamento?

Você já viu como é importante disponibilizar várias formas de pagamento. Imagine que um cliente chega ao seu site, encanta-se com os produtos ou serviços oferecidos e, na hora de pagar, não encontra uma modalidade que atenda às suas expectativas.

Seria terrível para seu negócio, não é mesmo? Por isso, não deixe de conferir as principais opções que você tem atualmente. Veja.

Maquininha

Não dá para falar nas principais formas de pagamento sem citar as populares maquininhas. Como você já deve ter visto e usado inúmeras vezes, trata-se de um aparelho que centraliza terminais de processamento de cartões de débito ou crédito, cujos dados podem ser transmitidos através de conexões com a internet, com ou sem fio.

Atualmente, tais dispositivos estão espalhados por vários balcões de lojas, restaurantes e empresas de todos os portes imagináveis, mediando transações de milhões de produtos e serviços todos os dias. No entanto, embora facilitem a rotina, as maquininhas acarretam alguns custos que devem ser previstos, como taxas e um valor de locação mensal.

Vantagens: aceitam cartões de crédito, débito, pagamentos por aproximação e até Pix. Basta ter conexão com a internet para funcionar.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas em todo o mundo e oferece comodidade para clientes e vendedores. Uma de suas vantagens mais celebradas está no fato de permitir parcelamentos de forma segura, protegendo a empresa contra possíveis inadimplências e com o recebimento assegurado por parte da operadora financeira.

Muita gente sai de casa apenas com seu cartão e deixa de lado o dinheiro, uma vez que ele é aceito em praticamente qualquer estabelecimento. Para o consumidor, a desvantagem são os juros em caso de atraso no pagamento e ultrapassagem do limite. Além disso, há uma taxa por transação cobrada sobre cada venda efetuada, que costuma ser embutida no preço.

Em relação ao prazo de recebimento, você sabia que a Rede possui diversas modalidades de antecipação e que você pode receber por suas vendas até no mesmo dia? Confira aqui.

Vantagens: menor risco de inadimplência, possibilidade de fazer vendas parceladas.

Cheque

Os cheques já foram extremamente populares em todo o mundo, mas seguem perdendo espaço. Na realidade, trata-se de um título de crédito, ou seja, uma ordem de pagamento emitida em favor de terceiros, considerando os fundos que a pessoa tem em uma instituição, como um banco.

Os seus pontos altos estão na praticidade de preenchimento e na ausência de taxas de administração, o que justifica sua popularidade com varejistas que operam com valores mais altos. Por outro lado, as desvantagens se concentram no tempo de demora para ser compensado e, principalmente, na grande quantidade de fraudes e falsificações.

Vantagens: não possui taxas. O empresário pode receber o pagamento de consumidores que não usam cartão de crédito, mas gostariam de obter o produto ou serviço imediatamente e pagar em outro dia.

Boleto

Receber valores por meio de boletos bancários é algo que já deve fazer parte do planejamento de qualquer empreendedor no Brasil, pois a opção vem se tornando bastante popular e é utilizada nos mais variados segmentos do mercado. Além disso, oferece maior controle para o vendedor, facilitando sua rotina diária.

Para isso, basta fazer a emissão e enviar para o cliente, cabendo a ele a responsabilidade de liquidar o débito até a data de vencimento estipulada. Entretanto, existem alguns pontos negativos, como o risco de desistência da compra, a demora para registro do pagamento e a possibilidade de ter que arcar com algumas taxas.

Vantagens: facilidade de controle dos pagamentos, popularidade.

Quais as formas de pagamento no cenário omnichannel?

Apesar dos obstáculos, elas já são maioria entre donos de negócios em fase inicial e impactam positivamente a economia do país

Por Abril Branded Content

22 ago 2018, 18h24 - Publicado em 20 ago 2018, 16h17

 

Acima, falamos sobre as principais formas de pagamento no mercado tradicional. Porém, o empreendedor sabe que a realidade aponta para a internet, criando um cenário omnichannel, ou seja, de atender integrando diferentes canais. Com isso, surgem alternativas que podem ser mais vantajosas. Confira.

Link de pagamento

Nos tempos mais recentes, o link de pagamento vem se configurando como uma das melhores formas de pagamento no cenário omnichannel, sendo uma solução prática para débitos digitais individuais. É um modelo que possibilita que o vendedor envie um link para que o seu cliente realize a quitação do valor de um pedido, da forma que for mais conveniente.

Por meio do link de pagamento, o empreendedor fornece para o consumidor um checkout de vendas, ou seja, a página de finalização de compras já personalizada com os itens que o cliente escolheu adquirir. Lembre-se que, por trás de todo link de pagamento, há uma plataforma online, capaz de transmitir os dados para os demais agentes envolvidos na transação, como a instituição emissora do cartão, o antifraude e assim por diante.

Os valores cobrados pela operação dependem de cada instituição financeira. Na Rede, o Link de Pagamento Rede é gratuito e já vem com antifraude integrado. 

O link de pagamento funciona tanto para lojas físicas quanto e-commerces e pode servir, inclusive, para fazer promoções relâmpago, usando o gatilho da escassez, por exemplo. É possível anunciar um produto nas redes sociais por um preço especial por tempo limitado - e aí, basta colocar prazo de expiração no link do pagamento.

Entre os seus pontos altos, está a praticidade de poder fazer o envio por e-mail, mídias sociais, WhatsApp, SMS ou praticamente qualquer outra maneira. Também é uma escolha certeira para quem precisa de mais agilidade na cobrança. 

Pix

Atualmente, é impossível falar das principais formas de pagamento disponíveis sem mencionar o Pix, tamanho o seu sucesso e rápida inclusão na rotina dos brasileiros. Sua criação recente pelo Governo Federal vem se demonstrando um grande acerto, pois o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central movimenta milhões todos os dias, sem custos para o cidadão.

Com o Pix, é possível quitar débitos em segundos, recebendo a confirmação em tempo real. Para isso, basta usar uma chave ou um QR Code, de forma que o vendedor receba o dinheiro na hora. 

Você sabia que é possível vender com Pix direto nas maquininhas da Rede? É prático, pois todos os seus recebimentos ficam centralizados na mesma maquininha.

Agora, você já sabe quais são as principais formas de pagamento e pode avaliar aqueles que sua empresa utiliza, promovendo as mudanças necessárias e proporcionando uma melhor experiência ao cliente!


 

Saiba qual diversidade tem ganhado espaço

Mãos unidas: trabalho em equipe

Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...

Empreendedora aposta em setor inovador

Raquel Molina foi eleita a empreendedora do ano na feira de drones DroneShow

Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...

Mulheres dão a força ao empreendedorismo

Mulher empreendedora no balcão de loja

Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...

Saiba qual diversidade tem ganhado espaço

Mãos unidas: trabalho em equipe

Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...

Empreendedora aposta em setor inovador

Raquel Molina foi eleita a empreendedora do ano na feira de drones DroneShow

Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...

Mulheres dão a força ao empreendedorismo

Mulher empreendedora no balcão de loja

Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...