Saiba o que fazer para manter ou abrir um novo negócio neste momento.
Publicado em 02 julho 2020
Convidamos Hélio Pinto, gerente nacional de relacionamento com o cliente, do Sebrae, para um bate-papo sobre o novo modelo de negócio em tempos de pandemia. Confira os principais destaques dessa conversa:
Se por um lado empreendedores lutam para não fechar suas empresas, por outro, se reinventam ao abrir novos negócios em meio ao isolamento.
Mas, antes de qualquer passo, é muito importante se autoconhecer e descobrir exatamente o que faz seu olho brilhar. Faça uma lista de coisas com quais você tem mais afinidade, depois filtre itens e veja em qual deles você é mais competente e, por fim, selecione àquela que mais gera valor às outras pessoas, e que elas estariam dispostas a pagar por isso. Ou seja, procure algo que combine com o que você gosta, tem domínio sobre o assunto, e o que as pessoas precisam. Ao identificar seu perfil empreendedor, você está pronto para dar o próximo passo.
Todo negócio surge a partir de um problema ou de uma necessidade que as pessoas possuem. O empreendedor identifica e cria uma solução para isso.
Mas, mais importante do que encontrar uma solução eficiente, é se manter mais apegado às necessidades do seu público do que a sua invenção. Isso porque as necessidades mudam, e você precisa estar sempre atento e disposto a se adaptar com elas.
Quando o problema é visto como uma oportunidade, é hora de colocar as ideias no papel, estruturar um protótipo de produto ou serviço e testar sua viabilidade, para ter a certeza de que se trata de um negócio concreto e que possui demanda.
Isso tudo é feito por meio de um plano de negócio, em que você deverá reunir informações detalhadas sobre o ramo, produto, serviço, clientes e concorrentes do seu negócio, e, inclusive, conseguirá avaliar os pontos fortes e fracos da sua concorrência e da sua própria empresa.
Para ajudar na elaboração desse plano, você pode acessar as plataformas digitais do Sebrae e consultar manuais, roteiros, realizar cursos e falar com um consultor, gratuitamente.
Com a pandemia, todos os negócios foram afetados, especialmente os pequenos. Por isso, é o momento de buscar novas formas de se reinventar, para evitar maiores prejuízos a longo prazo.
Adequar seu produto ou serviço para os canais digitais é uma boa alternativa, uma vez que o isolamento social acelerou o processo de entrada na internet de muitos brasileiros, e reforçou o uso para aqueles que já estavam por lá.
O mundo mudou e os hábitos dos consumidores também. O desafio agora, para você empreendedor, é pensar o que é o “novo normal” para o seu negócio.
Talvez seja a hora de revisitar o problema original e entender se a solução que você encontrou continua fazendo sentindo daqui em diante.
Quer saber mais? Assista ao nosso bate-papo com Hélio Pinto, disponível no nosso perfil do Instagram @Rede, e siga nos acompanhando nas redes sociais!
Além de coragem e persistência você precisará se atentar a outras questões para...
Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que...
Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para...
Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a...
A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de...
Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de...
Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de...
Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras...
Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de...
Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com...
Conheça a história de empreendedorismo de Valdenir Macca, de um sonho que começou...
A praticidade de ser microempreendedor individual já começa no processo de abertura...
Conheça a história da artesã Wania Catoia e veja como a criatividade, um toque de coragem e as novas condições da Rede...
Conheça algumas frases inspiradoras e dicas de sucesso de pessoas empreendedoras que alcançaram seus objetivos e fizeram a diferença
Hermann não se imaginava dono de uma hamburgueria, mas a vontade de empreender falou mais alto; conheça sua história e as novas condições da Rede para empreendedores
Empreendedoras compartilham com a Rede as oportunidades que enxergaram para empreender e mostram dicas práticas para seguir em busca do sucesso
Promover a diversidade é meta da maioria das empresas que estão sintonizadas com as aspirações da sociedade atual...
Raquel Molina era ainda uma criança quando ganhou o primeiro computador de seu avô, que aprendia sozinho a mexer na máquina...
Qual é o momento certo para investir em vendas online? Quando você vê a necessidade disso...