Bate-papo com Facebook: como destacar seu negócio nas redes sociais

Confira algumas dicas de como as pequenas e médias empresas podem se destacar usando as plataformas digitais.

Publicado em 02 julho 2020

mulher sorridente olhando para notebook
mulher sorridente olhando para notebook

Dando sequência aos nossos conteúdos criados especialmente para os empreendedores lidarem melhor com os desafios que vêm enfrentando durante a crise da Covid-19, a Rede convidou Leo Bonoli, Head de Marketing para Pequenas e Médias Empresas do Facebook América Latina, para um bate-papo sobre como destacar seu negócio nas redes sociais e, assim, ajudar a orientar os micro e pequenos empreendedores em seus diversos ramos de atividade.

Confira os principais destaques desse papo. 

O aumento do consumo das plataformas digitais e o reflexo nas vendas

Temos cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo conectadas a Facebook, Instagram, Messenger ou Whatsapp mensalmente. Com a crise da Covid-19, esse número só vem aumentando, já que, com o isolamento social, as pessoas estão passando mais tempo em casa e, consequentemente, na internet.

Mais de 800 milhões de pessoas no mundo todo estão interagindo por meio do Facebook Live ou por meio das lives do Instagram. Tem muita gente consumindo aulas online, conteúdos de entretenimento, como lives de música e outros temas culturais, além das videochamadas. Quem não quer ver a carinha de um parente querido, não é mesmo?

Com isso, o consumo e as vendas nas plataformas digitais aumentaram, com destaque para os negócios, que já tinham seu e-commerce funcionando normalmente. Outros negócios que não tinham sua presença online estabelecida começaram a se desenvolver e cresceram nesses canais também. 

Como conectar as plataformas e estabelecer um bom funil de vendas

O Gerenciador de Anúncios é o lugar em que você vai criar as suas campanhas e garantir que elas vão funcionar de acordo com os objetivos do seu negócio. O próprio gerenciador vai alocar seus anúncios nas diferentes plataformas, principalmente em Instagram e Facebook, e vai analisar quais campanhas estão desempenhando melhor.  

Se o seu negócio ainda não tem presença online nas redes sociais, o primeiro passo é criar uma conta comercial. Coloque uma foto de perfil atraente, uma imagem legal de capa e não se esqueça das informações importantes: endereço, telefone e site. O Facebook tem vários tutoriais e cursos gratuitos dentro da sua central de ajuda, com informações para criar sua conta comercial online e diversos outros temas relacionados ao marketing digital e às vendas.

O segundo passo é conhecer seu público, seus hobbies, sua rotina. Assim você será capaz de criar campanhas atrativas visualmente e passar a mensagem certa. Ao despertar o interesse do público, você certamente gera mais vendas e atinge seu objetivo.

Como selecionar o público-alvo certo?

Se você tem um pequeno atacado que serve produtos para restaurantes, você precisa segmentar sua audiência com base nos interesses dela, então, para começar, você deve buscar por restaurante no gerenciador de anúncios. Depois, você também pode fazer uma segmentação geográfica, por gênero, faixa etária e áreas de interesses pessoais que tenham a ver com o seu negócio.

Além disso, você pode fazer uma segmentação de exibição, ou seja, selecionar os períodos em que seu anúncio estará visível, se serão em todos os dias da semana, de 2 a 3 vezes por semana e assim por diante, conforme a estratégia do seu negócio.

O mais legal é que, durante a campanha, a própria plataforma vai identificar onde o seu anúncio está tendo melhor performance e vai exibi-lo mais vezes, seja no Instagram ou no Facebook.

E como acontece o aprendizado de campanha?

Em um período de uma semana, a plataforma estará aprendendo como esse anúncio pode ser otimizado para começar a desempenhar dentro do seu nível considerado ótimo, e assim atingir as metas desejadas.

Dentro do próprio Gerenciador de Anúncios existe a seção só de métricas: é nela que você vai ver qual tipo de anúncio criativo está funcionando melhor, se vídeos funcionam melhor do que fotos, qual a quantidade de texto ideal, qual o melhor formato para a peça criativa, quanto tempo de vídeo rende mais interações e assim por diante.

Com essas informações, você vai ajustando sua campanha para atingir os resultados desejados.

Objetivos de campanha

Aqui vale lembrar que, antes de analisar se uma campanha no Facebook está funcionando como você gostaria, é fundamental definir o objetivo da sua campanha. Qual será? Atrair mais gente para um determinado site? Aumentar sua base de seguidores? Criar uma campanha de conversão para gerar venda?

A partir disso, você consegue avaliar se a campanha foi bem-sucedida ou não. 

Post orgânico x post patrocinado

O post orgânico é a publicação que vai ser vista por quem segue a sua página, já o post pago atinge muito mais pessoas e não só as que curtem a página. Esse alcance vai variar conforme os critérios de pesquisa que você definir no Gerenciador de Anúncios, entre eles, geolocalização, áreas de interesses, entre outros já citados. 

Facebook e Instagram: o que essas redes sociais têm em comum? E de diferente?

Elas são complementares e uma precisa da outra para conduzir o funil de vendas. O uso certo de cada uma delas conduz o consumidor desde a descoberta do produto que ele deseja, passando pela interação com uma empresa e estabelecendo uma relação de confiança, até o momento final da compra do produto.

O ideal é conquistar seu cliente pelo Instagram com uma postagem de grande apelo visual. Se você tem um restaurante, por exemplo, poste uma foto bem bacana do prato do dia para que as pessoas sintam vontade de interagir e consumir seu prato.

Já o Facebook é muito importante para que as pessoas entendam como o seu negócio funciona. A rede social serve muito bem para a interação com o cliente, você pode responder mensagens e comentar sobre a operação do seu negócio, criando assim um vínculo maior.

Quando falamos em conversão, a última etapa do funil, o Messenger e o WhatsApp são superimportantes. Por isso, é importante garantir a qualidade do seu atendimento: respondendo mensagens rápidas, assegurando que haverá alguém para atender o cliente e dar toda a atenção necessária a ele, tirando dúvidas e concluindo os pedidos.

Por isso, as plataformas são essencialmente diferentes não só na maneira de se comunicar, mas também no papel que cada uma delas exerce no seu funil de conversão (vendas). 

Atração de audiência: como conquistar seguidores?

É muito importante você ter uma base ativa de seguidores e sustentar isso com postagens, mas ao mesmo tempo é importante construir campanhas novas com impulsionamentos dentro do Gerenciador de Anúncios para atrair novos seguidores e conquistar novos clientes. 

O valor ideal de investimento em anúncios vai depender do que você quer para o seu negócio, de quanto você conhece do seu público e como você conversa com ele. Se o seu público é B2B, como você constrói recursos visuais que conversem com essa audiência? 

Quanto mais você acerta nos seus anúncios criativos, melhor é a performance e o resultado em vendas. Com isso, seu investimento fica cada vez menor e seu lucro cada vez maior.  

Quer saber ainda mais? Assista ao nosso bate-papo com Leo Bonoli a hora que quiser em nosso canal no YouTube e siga acompanhando a Rede em nosso portal e nas redes sociais.

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