Aprenda a enxugar o volume de produtos sem perder oportunidades de venda.
Por Natalia Antunes
Publicado em 10 jun 2020
Com o impacto em diferentes ramos do comércio devido à quarentena, muitas lojas estão com parte de seu estoque parada. No entanto, seja em períodos desafiadores, como este, seja quando o fluxo de caixa está normal, é muito comum surgirem problemas quando o assunto é volume de produtos.
Para resolver um problema ou para prevenir que ele surja futuramente, por meio de boas estratégias, é possível equilibrar o volume de itens com as necessidades dos clientes, tornando seus investimentos mais eficientes e evitando perdas e desperdícios.
Separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio a partir de já. Confira!
O estoque ideal é aquele que gerencia o menor volume possível, ao mesmo tempo em que controla a saída de produtos, para evitar a perda de vendas. Para que isso aconteça, é preciso criar uma gestão bem organizada.
Classifique os itens de acordo com a quantidade de vendas, a representatividade no faturamento e a sua lucratividade. Procure padronizar os processos de trabalho e tente realizar inventários periódicos para verificar o estado de conservação dos itens e do seu fluxo de caixa. Com esses pequenos passos, você poderá garantir uma maior produtividade e segurança financeira para sua empresa.
Indicado para empreendedores com grande fluxo de vendas ou mais de uma loja física, hoje em dia, existem diferentes sistemas de informação para acompanhamento de rotina dos níveis de estoque. Com eles, é possível receber alarmes e até relatórios identificando tendências e prevenindo excessos ou falta de produtos.
Os clientes e fornecedores têm papel fundamental para o seu negócio e, consequentemente, para o seu estoque. No caso dos clientes, procure conhecer melhor suas necessidades, analise o histórico de vendas do seu empreendimento e procure identificar quais produtos formariam kits com objetos de pequena, média e grande demanda, para assim eliminar o que está emperrado, evitar desperdícios e ainda gerar fluxo de caixa.
No caso dos fornecedores, é preciso tomar bastante cuidado para garantir não somente o abastecimento do seu negócio, mas também a qualidade dos produtos vendidos. Por meio de critérios básicos, como valores, tempo de entrega, entre outros, defina um padrão mínimo para se estabelecer uma relação comercial, evitando custos e problemas futuros com trocas e devoluções, e o desgaste da reputação da sua empresa.
Atualmente, existem tipos de estoque com vantagens diferenciadas e se adequando aos diversos objetivos dos ramos de negócio existentes. No estoque próprio, a gestão e a responsabilidade são da sua empresa, oferecendo total controle dos seus processos. No entanto, demandam custo.
Já no estoque consignado, o próprio empreendimento segue gerenciando os produtos, mas, caso eles não sejam vendidos, são devolvidos ao fornecedor. Existem, também, os estoques terceirizados, em que toda a responsabilidade operacional é da empresa contratada. Analise qual se encaixa melhor no formato do seu negócio e do seu orçamento.
Com o isolamento social, as pessoas têm dedicado boa parte de seu tempo e de sua atenção à internet. Por isso, inserir sua loja no ambiente digital, como em sites, marketplaces e nas redes sociais é fundamental. Não apenas para ampliar sua audiência, mas para conseguir mais vendas e, consequentemente, equilibrar seu estoque. Veja aqui algumas ferramentas que podem ajudar você a se inserir no mundo digital.
Analise, também, a possibilidade de fazer promoções, oferecer descontos ou até mesmo frete grátis para os produtos que têm menos demanda. Se possível, patrocine as publicações no Facebook e no Instagram para aumentar o alcance e o engajamento.
Em tempos de quarentena ou não, manter o estoque equilibrado é um dos principais desafios do empreendedor. Por isso, lembre-se: usar a criatividade e a organização tanto na hora de comprar quanto na hora de vender é o principal truque para manter o seu negócio saudável e lucrando.
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